Curso de férias na UFSC aborda manutenção em motores de combustão interna

11/12/2018 09:02

Estão abertas as inscrições para o curso de férias de 40 horas sobre Manutenção em Motores de Combustão Interna de Automóveis e Estacionários, desenvolvido no Laboratório de Combustão e Engenharia de Sistemas Térmicos (LabCET), gerenciado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu) e com apoio do Departamento Engenharia Mecânica (EMC)

O curso inicia no dia 12 de dezembro, quarta-feira, a partir das 14 horas, e se encerra no dia 21 de dezembro, sexta-feira, às 19 horas. As aulas práticas e teóricas serão realizadas nas dependências do LabCET, na UFSC, e serão utilizados motores de automóveis do ciclo Otto e estacionários do ciclo Diesel acoplados a geradores de energia elétrica.

Serão disponibilizadas 25 vagas e a certificação será feita pela Fapeu. Mais informações por meio dos contatos  e (48) (48) 3721-4037/ (48) 99986-2843. Inscrições neste link.

Podem participar interessados com idade mínima de 14 anos, principalmente pessoas interessadas nas ciências relacionadas às máquinas térmicas, mais precisamente a motores de combustão interna voltado para automóveis, motocicletas, motores Otto e Diesel, estacionários e automotivos. As principais atividades do curso serão: desmontagem dos motores, máquinas e equipamentos; limpeza de peças; recuperação de peças; montagem dos motores; funcionamento; regulagens; análise de emissões (atividades práticas).

Mais

Principais objetivos

Preparar o estudante para acompanhamento e atuação no serviço de manutenção e recuperação de máquinas equipamentos e de motores automotivos e estacionários. Atuar na conservação de máquinas, interpretação de falhas e defeitos. Formar consciência crítica na proteção do meio ambiente e o uso racional de lubrificantes, combustíveis fósseis e alternativas renováveis. Gerar e difundir conhecimentos tecnológicos, introduzindo os conhecimentos básicos relacionados com a ciência dos motores, máquinas e equipamentos, com ênfase em manutenção corretiva, preventiva e preditiva sob a ótica do técnico de manutenção.

Resultados principais

Capacitar e preparar o aluno para lidar com atividades práticas relacionadas a motores, máquinas e equipamentos; difundir os conhecimentos e trabalhos desenvolvidos no LabCET no âmbito dos projetos de engenharia mecânica. O curso terá caráter eminentemente prático, de modo a familiarizar o aluno com os motores, máquinas e equipamentos, bem como complementar a formação teórica em motores a combustão interna.

As aulas teóricas serão expositivas utilizando-se projeção de slides. As aulas práticas serão ministradas com apoio de modelos esquemáticos, bem como, equipamentos de oficina, grupo geradores de tensão, bancada de dissipação elétrica, motores reais de automóveis e motocicletas, do ciclo Otto e Diesel, veiculares e estacionários, e bancada de análise para eletroinjetores (bicos injetores).

Programação

01. Introdução: contexto histórico das máquinas térmicas. Conceitos relacionados com as propostas de manutenção Corretiva, Preventiva e preditiva. Noções gerais sobre máquinas térmicas.

02. Revisão dos conceitos básicos em motores de combustão interna ciclos Otto e Diesel 2t e 4t.

03. Sistema de ignição; Sistema de alimentação; Sistema de válvulas; Sistema de transferência de energia; Sistema de lubrificação.

04. Procedimentos de desmontagem e montagem de motores.

05. Processos de recuperação de um motor a combustão interna. Retífica de motores.

06. Funcionamento e regulagem de motores de combustão interna; Interpretação de falhas.

07. Processos de medição: Pressão, temperatura e dimensões de um motor.

08. Testes com gasolina; Análise de emissões.

09. Teste de motores em bancada.

10. Injeção eletrônica.

Mais informações pelo e-mail  e (48) 3721-4037/ (48) 99986-2843.