UFSC recebe 1ª Jornada Científica Catarinense de Bloco Operatório

13/11/2018 08:38

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio do Departamento de Enfermagem, recebe no dia 23 de novembro, sexta-feira, a I Jornada Científica Catarinense de Bloco Operatório, promovida pela Associação Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico, Recuperação Pós-Anestésica e Centro de Material e Esterilização (SOBECC). O evento será no Auditório da Reitoria e visa divulgar a produção científica da enfermagem nas áreas de Centro Cirúrgico, Recuperação pós-anestésica, Centro de Material e Esterilização, promovendo um espaço para atualização, discussão e troca de experiências de profissionais do estado.

O evento é  aberto ao público e à comunidade acadêmica da área da saúde e a inscrições podem ser feitas até quarta-feira, 14 de novembro, por meio do endereço eletrônico http://sobecc.tmeventos.com.br/jornadacatarinense/

Criada em 1982, a SOBECC cria discussões focadas na prática de enfermagem e pesquisa científicas sobre a assistência prestada no Bloco Operatório. Uma de suas atividades é uma revista científica que divulga pesquisas relacionadas ao bloco Operatório e, se tornou veículo oficial da enfermagem perioperatória brasileira, classificada pelo sistema Qualis/Capes e possuir versão bilíngue, estão entre os periódicos com menores prazos entre a submissão e publicação.

Dentre os temas do evento, haverá uma palestra sobre “Simulação clínica perioperatória: habilidades técnicas e comportamentais para desenvolvimento do profissional”.

7h30 às 8h30: Entrega de material e atendimento de novas inscrições.

8h30 às 9h15: Abertura – Representantes SOBECC Nacional, UFSC e Coral NETI

9h15 às 10h30: Mesa Redonda – Cultura de segurança na área cirúrgica no estado de SC e SP. Palestrantes: Soraya Palazzo (Centro Universitário São Camilo/SP), Ana Graziela Alvarez (UFSC).

10h30 às  11h15 – Intervalo

11h15 às 12h: Palestra ‘Informatização do checklist cirúrgico’, com Larissa de Siqueira Gutierres (Hospital Baía Sul/SC).

12h às 13h15: Mesa redonda ‘O cenário da segurança do paciente no ambiente cirúrgico: do ensino à gestão do processo, com Josiane de Oliveira Vivan (avaliadora líder do Sistema Brasileiro de Acreditação, membro do Comitê Técnico de Revisões Técnicas da ONA, Superintendente do IPASS/PR) e Neide Knihs (UFSC/SC).

13h15 às 14h45: Almoço

14h45 às 15h45: Palestra ‘O processo de estilização de materiais para a segurança na gestão do ambiente cirúrgico-Temática CME’, com Carmen E. Pozzer (coordenadora técnica de Esterilização, Complexo Santa Casa de Misericórdia/RS).

15h45 às 16h15: Intervalo

16h15 às 17h15: Palestra ‘Como lidar com a mídia social no bloco operatório?’, com Soraya Palazzo (Centro Universitário São Camilo/SP).

17h15 – Encerramento

Informações e imagem: SOBECC/Divulgação

Tags: Departamento de EnfermagemJornada Científica Catarinense de Bloco OperatórioSOBECCUFSC