Associação de estudantes da UFSC promove debate sobre direitos indígenas e conjuntura política
A Associação dos Estudantes Indígenas da UFSC (AEIUFSC) promove o debate sobre os direitos indígenas e a conjuntura política brasileira, nesta quarta-feira, 14 novembro, às 13h, no Auditório do Centro Socioeconômico (CSE). A atividade é organizada em parceria com o Centro de Ciências Jurídicas (CCJ). As inscrições podem ser feitas no formulário.
Sobre o evento
Mais do que nunca, os povos indígenas do Brasil lutam resistentemente e incansavelmente pela vida, por suas aldeias, pela conservação das florestas, pelos rios, pelo ar limpo, por seus costumes, línguas e tradições, defendendo o que diz os artigos 231 e 232 da Constituição Federal, dispositivos que foram conquistados com muito sangue indígena no dia 5 de outubro de 1988.
No entanto, a atual conjuntura política não é nada favorável para os povos originários. “Nós vemos ao longo do tempo os nossos direitos violados e terríveis retrocessos; vemos a constituição ser rasgada inúmeras vezes e a consulta prévia livre e informada (Convenção 169 da OIT), que deveria ser realizada, é inexistente atropelando a tomada de decisão desses povos. Para piorar a situação vemos a omissão total de descaso da Justiça brasileira em relação às questões indígenas”, afirmam os organizadores.
Convidados
Lideranças: Guarani Mbya, Xokleng/Laklano, Kaingang, Sateré-Mawé, Munduruku.
Reitor da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
Conselho Estadual dos Povos Indígenas – CEPIN/SC
Coordenação da Licenciatura Intercultural do Sul da Mata Atlântica UFSC
Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidade – SAAD/UFSC
Programa de Pós Graduação do CCJ – PPGD/UFSC
Fundação Nacional do Índio – FUNAI
Secretaria Especial de Saúde indígena – SESAI
Ministério Público Federal – MPF
Direitos Humanos – SST/SC
Ordem dos Advogados – OAB / SC.
O formulário para inscrições está disponível aqui.
Mais informações pelo e-mail aeiufsc@gmail.com