17ª Sepex: Passaporte UFSC e seus recursos interativos disponíveis nesta edição

18/10/2018 16:52

A 17ª Sepex, que teve início na manhã desta quinta-feira, 18 de outubro, é um dos maiores eventos de divulgação científica de Santa Catarina. Desde 2000, a UFSC tem a missão de mostrar à sociedade os seus projetos nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Para um dos importantes alicerces da Universidade – o Ensino – que envolve a graduação e a pós-graduação, a Sepex auxilia com diversas atividades que são oferecidas à comunidade. Minicursos, palestras, discussões são uma parcela do que foi organizado pelas equipes para divulgar as ações relacionadas ao ensino. Pode-se também observar nos estandes atividades relacionadas aos conteúdos curriculares. Para o pró-reitor de Graduação, Alexandre Marino, a Semana colabora, desta forma, “no sentido de difundir a essência dos cursos e a aplicabilidade dos temas expostos”.

A Sepex, nesta edição, trouxe um diferencial que é o Passaporte UFSC. Alexandre Marino explica que esta “ação foi iniciada nos três últimos vestibulares com o uso da tecnologia de realidade aumentada”. O pró-reitor observou que a mesma ferramenta é utilizada pela Open University, na Inglaterra, para atividades de educação. Contextualizou que neste ano surgiu a ideia de, juntamente com colaboradores de vários setores da UFSC, produzir um Guia de Cursos direcionado a quem deseja ingressar na Universidade e possa, de maneira interativa, conhecer as áreas de conhecimento, objeto das ações de ensino.

“O Passaporte UFSC surgiu como resultado dessas discussões, dentro da perspectiva de convidar as crianças e os jovens a conhecer a instituição. A iniciativa oferece diversos desafios proposto por um circuito ao redor da Praça da Cidadania”, em frente ao prédio da Reitoria, ressalta o pró-reitor. O portador do passaporte, na medida que cumpre os desafios, cola os selos de recompensa, possibilitando, de forma lúdica e dinâmica, identificar os pontos visitados e suas particularidades.

O passaporte é composto por sete temáticas – Sociedade, Comunicação, Educação e Filosofia, Vida, Esportes, Tecnologia e Campo. Cada uma dessas áreas do conhecimento representa o conjunto de cursos de graduação e de pós-graduação que são ofertados pela UFSC. “O participante consegue identificar nesses conteúdos interativos a relevância do papel da Universidade enquanto formadora de profissionais para esta sociedade que nós tanto queremos, a que de fato entenda, conforme a temática da Sepex, que a ciência reduz as desigualdades”, reforça Alexandre.

Para acessar os vídeos basta ter em seu celular ou tablet o aplicativo Zappar. Para visualizar os conteúdos aponte para o código de realidade aumentada e, em instantes, aparecerá um vídeo sobre determinada atividade da UFSC.

O Passaporte UFSC foi lançado nesta edição da Sepex, mas se tornará uma ferramenta de comunicação institucional, com a proposta de ser um convite ao público a um passeio virtual pela Universidade Federal de Santa Catarina.

O passaporte pode ser retirado no balcão de informações do hall da Reitoria. As atividades da Sepex seguem até este sábado, dia 20, são gratuitas e os estandes poderão ser visitados das 9h às 19h, nos dias 18 e 19, e das 9h às 12h, no último dia. Acompanhe a programação.

 

Rosiani Bion de Almeida/Agecom/UFSC