Exposição artística ‘Um outro olhar’ estreia nesta segunda no Hall da Reitoria
A exposição artística “Um Outro Olhar” estreia nesta segunda-feira, dia 17 de setembro, às 18h30, no Hall da Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O evento conta com trabalhos produzidos por pessoas com deficiência, e pode ser visitado de segunda a sexta-feira, das 8 às 19h, até o dia 28 de setembro. A visitação é gratuita e aberta à comunidade. A atividade é uma parceria entre a Associação Caminhos para a Vida (ACV) e a Sala Verde UFSC.
Em sua terceira edição, a mostra apresenta trabalhos feitos por educandos jovens e adultos que frequentam a ACV, sediada em Florianópolis, onde são oferecidas oficinas de arte aos seus participantes, um lugar onde podem explorar os seus sentidos e olhares. Para esta edição da mostra, o grupo expõe trabalhos realizados com a parceria dos renomados artistas Diego de Los Campos, Idésio Leal, Luciano Martins e Talita Esquivel. O tema escolhido para esta edição é “Caminhos das Mandalas”.
Mandala é uma das formas de arte mais antigas da humanidade. Com um círculo como base, ela reflete a eternidade e toda a natureza: o Sol, a Lua e até mesmo os ninhos dos pássaros. Fazer uma mandala pode ajudar as pessoas a recuperarem o seu auto senso e reconhecer o seu lugar no mundo.
Para elaboração dos trabalhos, foram exploradas diferentes técnicas, como suminagashi, mosaico com cerâmica, impressão de suas próprias mãos em gesso, pintura com lápis de cor, giz de cera e guache.
Associação Caminhos para a Vida
O trabalho que é realizado na ACV valoriza, sobretudo, a inclusão, e algumas oficinas aconteceram em parceria com a Casa da Criança do Morro da Penitenciária, Lar Recanto do Carinho e Sala Verde UFSC. Em algumas instituições, os trabalhos são orientados pela equipe da ACV e da instituição parceira. “A Sala Verde UFSC tem se mostrado um espaço importante para nosso trabalho, quando oferece acolhimento e reconhecimento a esse ‘Outro Olhar’ que desenvolvemos. O projeto visa valorizar e ampliar as possibilidades criativas de nossos educandos”, destaca a psicopedagoga e coordenadora da ACV, Neyda Rocha Manaut.
A ideia da exposição surgiu há alguns anos quando os educandos da ACV foram visitar uma exposição de arte no Centro Integrado de Cultura, próximo da sede da associação. Entusiasmada, a coordenadora da ACV pensou na ideia: “Por que não realizar uma exposição com trabalhos artísticos feitos pelos próprios educandos da associação?”. O artista Diego de Los Campos, que estava expondo no CIC, na ocasião, e teve uma relação direta com aquele público visitante especial, foi convidado para participar da proposta e imediatamente aceitou o convite. Outros artistas foram sensibilizados pela ideia e aceitaram participar do projeto, alguns deles, atuando em mais de uma edição.Há 3 anos essa parceria tem dado bons frutos, e durante alguns meses do ano, artistas que participam voluntariamente do projeto visitam a ACV e realizam os trabalhos com os jovens e adultos deficientes (17 educandos frequentam a associação).
A ACV é uma entidade sem fins lucrativos que desenvolve um projeto de atendimento a jovens e adultos com deficiência. Fundada em 2005 por um grupo de familiares, tem como objetivo oferecer qualidade de vida, estimulando a autonomia, comunicação, inclusão e interação social. As atividades desenvolvidas estão voltadas principalmente para pessoas com autismo, paralisia cerebral, deficiência intelectual e síndromes. O trabalho é realizado no Centro de Convivência da ACV através de oficinas de musicoterapia, psicomotricidade, atividade física, artes, e oficina pedagógica. A equipe interdisciplinar é formada por psicopedagoga, pedagogas, psicólogo, educador físico, musicoterapeuta e psicomotricista.
Serviço:
O quê: Exposição ‘Um outro olhar’ com trabalhos artísticos de pessoas com deficiência da Associação Caminhos para a Vida — parceria com a Sala Verde UFSC
Onde: Hall da Reitoria da UFSC, Trindade, Campus da UFSC Florianópolis (SC). Apoio: Departamento Artístico Cultural (DAC)/SeCArte/UFSC.
Quando: Abertura: dia 17 de setembro de 2018, segunda-feira, às 18h30min. Visitação: até dia 28 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas.
Quanto: Gratuito e aberto à comunidade.
Contato: Associação Caminhos para a Vida (ACV) – (48) 3209-0949
Sala Verde UFSC – (48) 3721-9044 e 3721-6469
CW/DAC/SeCArte/UFSC, com textos e fotos da ACV