DIVULGA UFSC – 22/08/2018 – Edição 1115

22/08/2018 10:37

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
www.divulga.ufsc.br – 22/08/2018 – Edição 1115

‘O professor e os desafios da docência’ é tema de aula magna da UFSC no segundo semestre

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove a aula magna ‘O professor e os desafios da docência na atualidade’. O palestrante será António Nóvoa, professor catedrático da Universidade de Lisboa e um dos maiores pesquisadores em Educação do mundo. Nóvoa também foi professor visitante na Universidade de Brasília (UnB), da qual é Doutor Honoris Causa. É autor de diversos livros, entre eles ‘A Difusão Mundial da Escola’ (2008), ‘Formar Leitores para Ler o Mundo’ (2010) e ‘Paulo Freire: Política e Pedagogia’ (2006). A Recepção aos Calouros ocorre na quinta-feira, 23 de agosto, às 19h, no auditório da Reitoria, campus Florianópolis. O evento é aberto a todos. Mais informações na página da Pró-reitoria de Graduação (Prograd).

Pró-Reitoria de Pesquisa recebe propostas para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq) recebe até 3 de setembro, inscrições de ações e projetos que poderão compor as atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT/UFSC 2018. O tema deste ano será ‘Ciência para a redução das desigualdades’. Informações e inscrições: acesse o link. Acesse o formulário de inscrição. Mais informações pelo e-mail snct.propesq@contato.ufsc.br.

PROFOR publica cronograma de atividades para aperfeiçoamento docente

O Programa de Formação Continuada – PROFOR torna público o Cronograma anual das Atividades de Aperfeiçoamento para os semestres 2018.2 e 2019.1. Também que estão abertas, no SGCA, as inscrições para o curso ‘Integração Institucional aos novos docentes’. Este curso acontecerá no período de 17/09 a 16/10/2018 na modalidade à distância. De acordo com a Resolução Normativa n°51/CUn/2015, a realização deste curso é obrigatória para os docentes em estágio probatório. Mais informações.

Palestra Moléculas da Bruxaria nesta quinta

A palestra ‘Moléculas da Bruxaria’ abordará sobre os elixires e poções usados pelas Bruxas da Idade Média e como a fotoquímica e as técnicas experimentais da química estavam presentes neste universo. O evento, ministrado pelo professor Edson Minatti, será realizado no auditório da Química, na quinta-feira, dia 23 de agosto, às 13h30. Mais informações pelo e-mail edson.minatti@ufsc.br.

Workshop sobre Computação Quântica dias 23 e 24 no EFI

O I Workshop sobre Computação Quântica da UFSC acontecerá nos dias 23 e 24 de agosto no campus Trindade, com o objetivo de divulgar e criar uma cultura voltada ao uso das novas tecnologias quânticas, como computadores quânticos e criptografia quântica. Os minicursos e seminários serão realizados no Auditório do Espaço Físico Integrado (EFI – 1º andar). Confira a programação acessando aqui.

Inscrições abertas para oficinas do projeto Cuidado de Enfermagem de Reabilitação

O grupo (Re)Habilitar, do Departamento de Enfermagem, está com inscrições abertas para o projeto de extensão Cuidado de Enfermagem de Reabilitação, realizado nas dependências do Centro de Ciências da Saúde (CCS) em formato de oficinas. As atividades terão início dia 23 de agosto. Inscrições através do e-mail rehabilitarufsc@gmail.com. Mais informações no facebook ou (48) 37212206.

Observatório de Justiça Ecológica realiza oficinas de Direitos Humanos no segundo semestre

Observatório de Justiça Ecológica (OJE/CCJ), realiza o projeto de Extensão Oficina de Direitos Humanos, que visa fomentar a capacidade de ação da sociedade, através do debate e da informação a respeito de temas atuais de Direitos Humanos. As oficinas acontecem dias 23, 28 e 30 de agosto, no auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ). Inscrições no local com direito a certificado de participação. O primeiro tema será ‘As mulheres e a guerra às drogas: criminalização e encarceramento feminino por tráfico de drogas no cenário internacional’. Continue a leitura»».

Banco de Sangue do HU estará fechado dia 23

O Banco de Sangue do HU/UFSC estará fechado na próxima quinta-feira, dia 23/08/2018. O setor não estará prestando o serviço de coleta de sague devido a problemas técnicos. O atendimento será normalizado a partir do dia 24/08/2018, das 7h30 às 12h. Informações: coletabancodesangue@hu.ufsc.br.

Do sertão cearense à Florianópolis: UFSC recebe criador da Fundação Casa Grande

Alemberg Quindins, criador da Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri, localizada em Nova Olinda, no sertão do Ceará, esteve na UFSC a convite do Programa de Educação Tutorial de Educação do Campo (PET Educampo), no dia 17 de agosto, para uma roda de conversa sobre sua trajetória e a Fundação. Continue a leitura»».

Pesquisa inédita é realizada no Laboratório de Moluscos Marinhos da UFSC

A reprodução e produção de larvas e sementes do marisco branco foi realizada pela primeira vez no Laboratório de Moluscos Marinhos (LMM/UFSC). O doutorando em Aquicultura, Juan Jethro Silva Santos (FURG) realizou uma etapa da pesquisa com objetivo de realizar e descrever a produção do marisco em laboratório para garantir, caso necessário, a sua prevenção. Continue a leitura»».

Acompanhe outras notícias da UFSC

Confira a programação da TV UFSC
tv.ufsc.br

Siga a UFSC nas redes sociais
TwitterFacebook

Contatos com a produção deste informativo:
Coordenadoria de Comunicação Organizacional e Novas Mídias – Agecom

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Campus Reitor João David Ferreira Lima. Trindade. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
divulga@contato.ufsc.br / +55 (48) 3721-2824 / 3721-2825
Acesse nossa Política Editorial
Para deixar de receber nossos boletins, clique aqui.

Tags: Divulga UFSCUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina