Dez anos do curso de Artes Cênicas da UFSC tem de atrações gratuitas entre os dias 21 e 23 de agosto

20/08/2018 18:25

Três eventos gratuitos movimentam o Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC nesta penúltima semana do mês de agosto. Em comemoração aos 10 anos do curso de graduação em Artes Cênicas da UFSC, são apresentadas uma leitura dramática, uma projeção de videoperformances e um espetáculo teatral.

Terça-feira, 21/08 – 20h30 – Caixa Preta – Bloco D – CCE
Leitura dramática: Tião e Chico, de Paula Scheidt
A graduanda Paula Scheidt apresentará a leitura dramática da peça Tião e Chico. Baseada no livro Chico Mendes: Crime e Castigo, de Zuenir Ventura, essa produção é o resultado do trabalho desenvolvido por ela na disciplina Escrita Dramática III.
Duração: 45 minutos – Faixa etária: 16 anos

Quarta-feira, 22/08 – 18h30 – Sala de Projeção – 1º andar – Bloco D- CCE.
Projeção de Vídeoperformances, produzidos pelos alunos de Artes Cênicas, na disciplina de Performance III.
Durante o primeiro semestre de 2018, os graduandos receberam uma capacitação dentro dos laboratórios de imagem e de som do departamento, onde aprenderam a manipular a câmera, gravar áudios e editar seus vídeos. Tal processo deu origem aos trabalhos: Auto reflexão artística, de Naymi Dabbous; Corpoencerne, de João Azevedo e Inescurra, de Carolina Gangnelli.
Duração: 30 minutos – Faixa etária: 12 anos

Quinta-feira, 23/08 – 15h00 –  Caixa Preta – Bloco D – CCE
Espetáculo teatral: Deu a Louca nos Contos de Fadas, de Célio Alves
O egresso Célio Alves compartilhará conosco sua experiência no ensino de teatro através do espetáculo Deu a Louca nos Contos de Fadas. Dentre outras coisas o enredo trabalha de forma lúdica e contagiante os clássicos contos de fadas transportando-os para os dias atuais.
Duração: 30 minutos – Faixa etária: livre

Sobre as celebrações dos 10 do curso de Artes Cênicas

A comemoração dos 10 anos de implementação do curso de graduação em Artes Cênicas da UFSC visa à reflexão de sua trajetória e atuação dentro da comunidade acadêmica e de seu impacto social. Priorizando uma formação de excelência das(os) suas(seus) discentes, o curso compreende a atuação das(os) futuras(as) bacharelas e bacharéis em Artes Cênicas enquanto agentes artísticos e sócio-políticos capacitados para fomentar ideias e atuar teórica e empiricamente nos diversos campos, difundindo e expandindo teorias, técnicas e descobertas advindas decorrentes de sua formação
Ao longo de todo o segundo semestre de 2018, há uma intensa programação de atividades artísticas, educativas e culturais que contará com oficinas, palestras, espetáculos, fóruns, entre outras. As atividades, abertas ao público e gratuitas, ocorrem nas dependências da universidade, contemplando a multiplicidade de conhecimentos produzidos na área de artes cênicas, dentro dos eixos formadores das(os) estudantes do curso, a dizer: atuação, performance, escrita dramática e encenação teatral.

Ficha técnica dos projetos
Coordenação Geral: Débora Zamarioli e Priscila Genara Padilha
Coordenação Pedagógica: Roberta Lira (Coletivo Kurima e Kurima Bantu Mulheres)
Equipe de apoio: Lucas Lima, Eduardo Gonçalves Viana, Dayane Ros, Mariana Barreiros