Desafio Universitário de Nautimodelismo segue até 1º de setembro, na UFSC Joinville
A partir desta quinta-feira, 30 de agosto, as equipes do Desafio Universitário de Nautimodelismo, da UFSC Joinville, estão competindo no lago da Expoville, com a seguinte programação:
9h: Prova de manobrabilidade.
14h: Prova de Bollard Pull.
31/agosto
9h: Prova de força.
14h: Tomada de tempo para a prova de corrida.
1º/setembro
9h: Prova de corrida.
11h: Prova de cabo de guerra.
13h: Palestra com Andrea Piga. Carboni, Dr. Eng.
14h: Cerimônia de premiação.
Todas as provas são gratuitas e abertas ao público em geral.
O Desafio consiste em uma competição universitária onde as equipes constroem modelos de embarcações do tipo “rebocador” e competem em provas que avaliam força, resistência, manobrabilidade, velocidade, além da avaliação de projeto.
A competição vem crescendo desde sua primeira edição em 2013, onde seis equipes do então Centro de Engenharias da Mobilidade participaram. Em 2014, quando se tornou uma competição de âmbito nacional, contou com a participação de 12 equipes de cinco universidades dos estados do Amazonas, Rio de Janeiro, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Além dessas, em 2015, vieram para a competição equipes dos estados de São Paulo, Bahia e Pará, assim recebendo todas as universidades que oferecem o curso de Engenharia Naval, totalizando a participação de 22 equipes.
A edição de 2016 também cresceu em abrangência, contando com as inscrições de duas equipes internacionais, do México e do Uruguai. Em 2017, a competição teve a inscrição de trinta equipes de dezesseis universidades, sendo duas do Peru e uma do Uruguai, além de incluir a Universidade Federal de Sergipe, participando pela primeira vez.
O DUNA 2018 está com o maior número de participantes de todas as edições. Contando com 28 equipes inscritas. Dessas, 26 foram aprovadas na inspeção realizada no dia 29 de agosto nas dependências da UFSC Joinville.
Mais informações no site http://www.oficialduna.com/ ou no Facebook.