Esporte na UFSC ganha força com revitalização de complexo, inaugurado nesta terça

26/06/2018 15:55

Foto: Ítalo Padilha/Agecom/UFSC

Recuperação das quadras, drenagem pluvial do terreno, construção de calçadas adaptadas e muros e instalação da iluminação pública e esportiva. Esse é o saldo do conjunto de obras entregue nesta terça-feira, 26 de junho, agora com o nome de “Complexo Esportivo”, no Centro de Desportos da UFSC.

Trata-se de uma infraestrutura que é utilizada pela comunidade acadêmica da UFSC, em especial pelos alunos do curso de Educação Física, da Educação Física Curricular (EFC), do Colégio de Aplicação (CA), Associações Atléticas do campus, atletas de outras instituições federadas, participantes dos projetos de extensão do CDS e pela própria comunidade residente no entorno da UFSC. As obras foram iniciadas no começo de 2017 e duraram todo o ano letivo.

Reitoria e representantes do CDS inauguram Complexo Esportivo. Foto: GR/UFSC

“A entrega dessa obra, na qual foram gastos $ 1.200.000,00, chega em um momento oportuno, onde o esporte universitário vem ganhando força a cada ano, com cada vez mais universidades apoiando a participação dos seus alunos nas competições, seja elas no âmbito estadual, nacional e até internacional”, comemora o reitor da UFSC, Ubaldo Cesar Balthazar.

Antes denominadas simplesmente como “Quadras Externas”, elas começaram a ser construídas em 1973, quando da obrigatoriedade da prática esportivas pelos alunos que integravam os cursos de graduação da UFSC naquela década. Já no ano de 2000, com o advento da Copa Davis de Tênis no campus Florianópolis, foram agregadas ao complexo esportivo mais quatro quadras de saibro.

Desde aquela época essas quadras vinham sofrendo com o desgaste natural devido ao uso e a ação do tempo, já que são descobertas e se encontravam em más condições de uso. “As solicitações de manutenção já vêm de muito tempo, mas a falta de recursos no orçamento da UFSC e o aumento das demais demandas institucionais frente à sua expansão, deixaram a reforma para um segundo momento”, justificou o diretor do Centro de Desportos, Antonio Renato Moro.

Moro relembrou a visita do então secretário do Ministério da Educação, em companhia do ex-reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo nas dependências do CDS, quando ficou evidente a precariedade das instalações esportivas. Ouviu, então, do secretário, a promessa de envio de recursos para a revitalização do complexo.

19/04/2017 – Após mais de uma década, quadras externas do CDS serão inteiramente reformadas