Comissão Eleitoral orienta sobre ocorrências com lista de alunos aptos a votar
Em entrevista à Agecom ao meio-dia desta quarta-feira, dia de consulta à comunidade para escolha do novo reitor, o presidente da ComeleUFSC, Paulo Rizzo, relatou que apenas uma urna eletrônica havia falhado até aquele momento, e houve alguns problemas com eleitores que compareceram ao local de votação e não tinham o seu nome na lista de eleitores. “Se o nome não está na lista, e é uma questão que os mesários não conseguem resolver, a orientação é buscar a Comissão Eleitoral”, orienta.
As ocorrências têm sido principalmente com estudantes, informa Rizzo. O motivo é que, na data fixada na Resolução Nº 001/Comeleufsc, de 21 de novembro de 2017, para o fechamento das listas, 26 de fevereiro, mesmo sendo três dias após o fechamento das matrículas, havia estudantes que solicitaram ajustes de matrícula, e por isso seus nomes não constaram como regularmente matriculados no sistema da Universidade. Por esse motivo os alunos não foram incluídos na lista gerada pela Superintendência de Governança Eletrônica e Tecnologia da Informação e Comunicação (SeTIC).
A lista prévia, com os nomes dos eleitores foi divulgada no dia 27 de fevereiro, no site da Comeleufsc. Na ocasião, qualquer erro ou problema identificado nas listagens poderia ser comunicado à Comissão, para ajustes. A lista final foi divulgada em 14 de março.
“Estamos verificando caso a caso, o eleitor pode procurar a Comissão Eleitoral, na Sala dos Conselhos, e vamos verificar o nome da pessoa com a SeTIC, para ver se a pessoa tem a possibilidade ou não de votar”, explica. “Estamos fazendo o esforço de resolver todos os casos que nos forem possíveis resolver”, complementa.
A votação acontece até às 21h, em toda a UFSC. O processo de apuração será transmitido em tempo real para um telão, no Auditório da Reitoria.
Mayra Cajueiro/jornalista da Agecom/UFSC