Bloomsday 2017 será comemorado dia 16 no Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina
O Bloomsday, ou o Dia de Bloom, é uma festa em homenagem ao romance Ulisses, do escritor irlandês James Joyce (1882 -1942). Bloom é uma referência ao sobrenome da personagem central da trama, o angariador de anúncios de jornal, Leopold Bloom, que passa o dia caminhando pelas ruas de Dublin, capital da Irlanda.
Em Florianópolis, o Bloomsday será comemorado dia 16 de junho (sexta-feira), de 19h às 22h, no Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS-SC). O evento conta com o apoio da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte) e a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UFSC.
Esta edição será dedicada às duas grandes heroínas de James Joyce: Molly Bloom e Anna Livia, as quais serão interpretadas por mulheres do Coletivo Kurima e do Coletivo NEGA, grupos ativistas dos direitos das mulheres negras, e alunos e professores da UFSC e da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
Haverá intervenções artísticas e videográficas, com o Duo Strangloscope, Rodrigo Ramos, Donny Correia, Camille Malderez e Clélia Mello, apresentações de integrantes da Elephants Companhia de Teatro, projeções do Cine Paredão, entre outras atividades.
O Bloomsday será transmitido ao vivo pela página da SeCArte no facebook.
Mais informações pelo telefone (48) 3664-2555