Estação de Maricultura Professor Elpídio Beltrame comemora 33 anos

27/05/2017 08:18

O Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFSC irá promover no dia 27 de maio, às 11h, um ato solene em homenagem aos 33 anos da Estação de Maricultura Professor Elpídio Beltrame (Emeb). O evento será realizado na Estação e irá contar com a presença de personalidades que se destacaram na sua instalação.

Histórico da Estação 

Em novembro de 1983 se iniciou a construção do Laboratório de Camarões Marinhos (LCM), que deu origem a Estação de Maricultura Professor Elpídio Beltrame. O laboratório foi criado para apoiar o desenvolvimento do cultivo de camarões em Santa Catarina, atuando na pesquisa, no ensino e na extensão, especialmente com a produção de pós-larvas, para atender o setor produtivo. 

Vista aérea da Estação de Maricultura Professor Elpídio Beltrame

A partir de 1990, o Laboratório de Piscicultura Marinha (Lapmar) também iniciou suas atividades no local, com o objetivo de estudar técnicas de criação de peixes marinhos nativos. Inicialmente, foram estudadas duas espécies de robalo, peixes de hábitos costeiros e que se adaptam muito bem aos ambientes estuarinos tropicais.

Nos últimos três anos, o laboratório retomou estudos com a tainha, a primeira espécie marinha estudada no Brasil, mas cujas pesquisas estavam paralisadas desde a década de 1990.  Além de contribuir com tecnologia para a piscicultura, o Lapmar também contribuiu para a pesca. Em 2010, iniciaram estudos com a sardinha, obtendo reprodução e produção de juvenis em laboratório.

O Laboratório de Moluscos Marinhos (LMM) foi inaugurado em 18 de agosto de 1995, com a finalidade de desenvolver pesquisa na área de reprodução e produção de formas jovens de moluscos nativos, allém de apoiar o crescimento da maricultura por meio do desenvolvimento tecnológico.

Como reflexo do crescimento das atividades de cultivo de moluscos e camarões marinhos, o Laboratório de Oceanografia Costeira (LOC) foi acolhido pelo Departamento de Aquicultura e passou a atuar na Emeb no ano de 2009. A equipe do LOC se dedica ao desenvolvimento de pesquisas relativas à caraterização do sistema marinho.

Também em 2009, o Laboratório de Peixes e Ornamentais Marinhos (Lapom) se integrou à Emeb para desenvolver tecnologia na produção de peixes ornamentais marinhos, com foco nos nativos e ameaçados de extinção. O Lapom também realiza pesquisas com espécies exóticas, como peixes palhaços.

O Laboratório de Cultivo de Algas (LCA) foi implantado a partir da estrutura física do Setor de Microalgas do LMM. Atualmente o laboratório desenvolve pesquisas científicas e tecnológicas, visando a produção de biomassa de microalgas como matéria-prima para a elaboração de biocombustíveis e para a obtenção de compostos bioativos.

Em 2010, iniciou-se a implementação da Seção de Macroalgas, com a finalidade de desenvolver pesquisas relacionadas ao cultivo massivo e agregação de valor comercial à macroalgas. A missão principal da Seção de Macroalgas é dar suporte a uma nova atividade de maricultura no Estado.

Para atender a toda a sua demanda, a EMEB conta atualmente com uma área construída de 9.800m² e uma equipe composta por 14 docentes, 14 servidores técnico-administrativos e 19 colaboradores terceirizados.

Tags: CCAEstação de Maricultura Professor Elpídio BeltrameUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina