3ª Semana da Dança UFSC estreia com apresentação do projeto Corpo Tempo e Movimento

26/05/2017 08:42

A abertura da III Semana de Dança UFSC, dia 1º de junho, será com o Café com Dança, ciclo de encontros e debates sobre a produção artística e intelectual em dança no estado de Santa Catarina, com a apresentação do projeto Corpo Tempo e Movimento em seis ações de dança. O evento será realizado às 14h30, na Sala Pitangueira, hall do segundo piso do Centro de Cultura e Eventos da UFSC.

A apresentação terá a presença das idealizadoras Diana Gilardenghi, Milene Duenha, Paloma Bianchi e Sandra Meyer; a coordenação e mediação são de Vera Torres e Débora Zamarioli.

Sobre o projeto
O projeto Corpo, tempo e movimento em seis ações de dança investiga a relação entre corpo, memória e cidade, tendo como resultado seis diferentes ações de dança realizadas em espaços públicos e em locais de circulação de arte como galerias e teatros. Em cena, Sandra Meyer (SC, Brasil) e Diana Gilardenghi (Bs As, Argentina), se encontram após quarenta anos de trabalho, para inventar e se reinventar na dança, para descobrirem o que ainda resiste e re-existe em seus modos de criar, nas relações de uma com a outra, com a história e com a cidade.

Foto: divulgação

As seis ações configuram-se como: um espetáculo (Ação 1: Narrativas em dois corpos), uma composição urbana (Ação 2: Dança Coral ), uma infiltração (Ação 3: Linhamar), dois solos (Ação 4: Sem título e Ação 5: Greta), uma proposição (Ação 6 : O que é estar aqui?) e uma conversação (debate). Dessas ações do projeto outros desdobramentos emergiram como uma proposição de oficina: Escuta, memória e composição com a cidade; e um vídeoarte: Coral da Ponta, com estreia prevista para o mês de maio de 2017. Além disso, o grupo tem realizado apresentações do espetáculo Narrativas em dois corpos desde 2016, compondo a programação de eventos como: Festival Múltipla Dança de Florianópolis (maio/2016); Seminário de Dança de Joinville (julho/2016) e Fórum Internacional de Dança de Belo Horizonte (novembro/2016).

O Projeto foi realizado na cidade de Florianópolis via Edital Elisabete Anderle/2014, com o apoio do Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Fundação Catarinense de Cultura e FUNCULTURAL.

Sobre as convidadas

Sandra Meyer Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina. Doutora pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Arte, Comunicação e Semiótica pela PUC/SP e autora do livro A Dança Cênica em Florianópolis (Fundação Franklin Cascaes, 1994) e As metáforas do corpo em cena (São Paulo, Annablume, 2009 e 2011).
Diana Gilardenghi – Professora, bailarina e coreógrafa. Integrou os  grupos Duggandanza, Plastercaster, Potlach e Ronda. Em 2000 foi contemplada pelo programa Rumos do Itaú Cultural com o trabalho Crosta. Recebeu o Prêmio Klauss Vianna 2008 para a realização de Um Duplo e Klauss Vianna 2011 para o espetáculo Em Constante. Leciona Dança Contemporânea em Florianópolis e integra o coletivo de pesquisa e criação em artes presenciais Mapas e Hipertextos.
Milene Duenha É bailarina, atriz e performer, possui graduação em Artes Cênicas e pós-graduação em Artes visuais / Arte – educação pela Universidade Estadual de Londrina. É mestre em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina, e atualmente desenvolve uma pesquisa de doutorado nessa mesma universidade. Interessa-se por questões relacionadas ao corpo, noções de presença, com-posição e interseções entre ética e estética. Integra o coletivo de pesquisa e criação em artes presenciais Mapas e Hipertextos de Florianópolis-SC desde 2012.
Paloma BianchiProfessora, pesquisadora e bailarina profissional desde 1998. Graduada na faculdade de Comunicação das Artes do Corpo pela PUC-SP, com especialização em Performance, atualmente é doutoranda em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Formada como educadora do movimento pelo método Reeducação do Movimento de Ivaldo Bertazzo e em Bharathanatyam pela filial brasileira da Natyalaya School of Classical Dances. Participa, desde 2013, do coletivo de pesquisa e criação em artes presenciais Mapas e Hipertextos.

Sobre o projeto Café com Dança

O projeto Café com Dança foi imaginado como uma forma de oportunizar momentos de intercâmbio entre artistas, professores, pesquisadores, coreógrafos e estudantes da área artística e comunidade interessada na reflexão sobre dança na contemporaneidade. Tem por intuito a promoção de ações ligadas à dança na Universidade Federal de Santa Catarina, tais como a organização de palestras, mesas de discussão, projeções de vídeo-dança, vídeo-documentários, conferências dançadas, vídeo-palestras e atividades afins. Pretende-se, dessa maneira, promover debates qualificados sobre questões relevantes e atuais envolvendo a dança em suas perspectivas pedagógica, histórica, sociopolítica e artística; assim como contribuir para a formação de um público crítico e receptivo a questões relativas à dança e à arte contemporânea.
Projeto contemplado com o EDITAL BOLSA CULTURA 2017 – Bolsa de Extensão vinculada às ações de Arte e Cultura – SeCArte / UFSC e com EDITAL 01/2017 PROCULTURA 2017 Apoio às Ações de Cultura – SeCArte / UFSC.

Ficha técnica:
Coordenação: Vera Torres – CDS/UFSC e Débora Zamarioli – ART/CCE
Bolsistas: Maria Madalena Mendes Brito, Igor Valentim Bruno e Ricardo Melnik
Identidade Visual: Mônica de Souza
Apoio: Secretaria de Cultura e Arte – SeCArte/UFSC, Centro de Desportos/UFSC e Departamento de Artes/CCE/UFSC.

Serviço:
O que: 
Café com Dança | Apresentação do projeto Corpo Tempo e Movimento em seis ações de dança
Onde: Sala Pitangueira, hall do segundo piso do Centro de Cultura e Eventos da UFSC
Quando: 01 de junho de 2017
Horário: 14h30
Quanto: 
aberto e gratuito ao público

Mais informações no evento do Facebook.

Tags: Café com DançaSeCArteSemana de DançaUFSC