‘Café com Dança’ apresenta documentário com a trajetória do grupo ‘Ballet Desterro’

12/04/2017 14:39

thumbnail_Flyer_Eletr__nic_Caf___com_Dan__a-01 abril 2017No dia 19 de abril, o “Café com Dança” faz a apresentação e exibição do documentário Ballet Desterro: Contemporaneidade na Dança Catarinense de Jussara Xavier. O filme retrata a trajetória do grupo “Ballet Desterro”, que foi uma importante companhia de dança de Florianópolis que atuou nas décadas de 80 e 90.

Após o filme, segue conversa com ex-integrantes do grupo, sobre os modos de pensar e fazer dança nas décadas de 80 e 90 em Florianópolis, Santa Catarina e no Brasil.

O encontro será às 14h30 na Sala Pitangueira, hall do segundo piso do Centro de Cultura e Eventos da UFSC, o evento é gratuito e aberto à comunidade.

Sobre o Documentário: 

Ballet Desterro: Contemporaneidade na Dança Catarinense – 27’ Brasil, 2009.

Direção: Jussara Xavier

O documentário apresenta o Ballet Desterro (1984-1992), um importante nome da dança catarinense. O grupo, formado na cidade de Florianópolis, teve uma trajetória pioneira, e sua atuação foi significativa para a evolução da dança profissional em Santa Catarina. Este registro propõe o Ballet Desterro como ponto de partida para pensar as concepções, os significados e contextos da dança contemporânea local. Por meio de vídeos, fotos e entrevistas desenham-se oportunidades para refletir sobre a arte produzida no sul do Brasil.

Sobre a convidada:

Jussara Xavier

– Dirigiu e realizou o documentário Ballet Desterro: Contemporaneidade na Dança Catarinense, um projeto contemplado no Programa de Bolsas de Estímulo à Produção Crítica em Artes, categoria Produção Crítica em Dança, da Fundação Nacional de Artes – Funarte.

– Formação acadêmica: Pós Doutorado em Filosofia (UFSC), Doutorado em Teatro (UDESC), Mestrado em Artes – Comunicação e Semiótica (PUC/SP), Especialização em Dança Cênica (UDESC).

Em sua trajetória profissional, destaca as seguintes funções:

– Coordenadora dos Seminários de Dança do Festival de Dança de Joinville (2016 e 2017).

– Curadora e coordenadora do festival Múltipla Dança realizado em Florianópolis desde 2006.

– Professora da Graduação em Teatro da UDESC (2011-2016), da especialização lato sensu em Dança – Educação e Cultura do IPGEX – Instituto de Pós Graduação e Extensão (2014) e da especialização lato sensu da UNESC, intitulada Educação estética: arte e as perspectivas contemporâneas (2013).

– Pesquisadora do programa Rumos Itaú Cultural Dança (2000 a 2010); pesquisadora e redatora de verbetes em dança para a Enciclopédia Itaú Cultural (2011 e 2012).

– Gestora de projetos, coordenadora técnica de eventos e professora na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil (Joinville, 2001 a 2008).

– Diretora dos espetáculos Auto-retrato (2008); Nós (2011); Com-posições. Planos para criação do (in)comum (2012); Assemblage (2013); Ignorãça (2015); Mais sobre aquilo que prefiro acreditar que seja agora (2016), e do projeto de performances Retrato do outro (2009).

Bailarina dos grupos Raça (SP), Cena 11 e Álea (SC).

– Publicações:

Grupo Cena 11. Dançar é conhecer (Annablume, 2015) e Acontecimentos de dança: corporeidades e teatralidades contemporâneas (Novas edições acadêmicas, 2013). Coorganizadora dos livros Tubo de Ensaio. Composição [Intervenções + Interseções] (2016); Tubo de Ensaio. Experiências em Dança e Arte Contemporânea (2006); Pesquisas em Dança – Col. Dança Cênica 1 (2008) e Histórias da Dança – Col. Dança Cênica 2 (2011).

Sobre o Projeto: Café com Dança – Ciclo 2:

Produção artística e intelectual em dança no estado de Santa Catarina.

Coordenação: Vera Lúcia Amaral Torres – CDS/UFSC | Débora Zamarioli – ART/CCE
Bolsistas: Maria Madalena Mendes Brito | Igor Valentim Bruno
Identidade Visual: Mônica de Souza
Apoio: Secretaria de Cultura e Arte – SeCArte | Centro de Desportos – CDS | Departamento de Artes – ART

Serviço:

O que: Café com Dança – apresentação e exibição documentário Ballet Desterro: Contemporaneidade na Dança Catarinense
Quando: 19 de abril, quarta-feira
Onde: sala Pitangueira, hall do segundo piso do Centro de Cultura e Eventos da UFSC
Quanto: gratuito e aberto a comunidade
Informações: 
cafecomdancaufsc@gmail.com

Tags: “Ballet Desterro”Café com DançaSeCArteUFSC