Câmara Municipal homenageia profissionais da UFSC com a Medalha João David Ferreira Lima

20/03/2017 09:01

A Câmara Municipal de Florianópolis homenageia nesta segunda-feira, 20 de março, às 16 horas, o jornalista Moacir Loth, a professora Joana Maria Pedro e o professor Antônio Ayrton Uberti Auzani, todos da UFSC, com a entrega da Medalha Professor João David Ferreira Lima.

Moacir Loth foi diretor da Agência de Comunicação (Agecom) da UFSC e coordenou o Programa de Jornalismo Científico (convênio Fapesc/UFSC). Sob a sua direção, em 1993, a agência ganhou o Prêmio José Reis de Divulgação Científica. Pelo Jornal de Santa Catarina, conquistou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional).

loth

Moacir Loth. Foto: Paulo R. Noronha/Agecom/UFSC

Loth nasceu em Blumenau e atua como jornalista há 42 anos, dos quais 35 dedicados à UFSC, onde ingressou em 1980. Em 1987 implantou a Política Pública de Comunicação, resultante de suas pesquisas e monografia de conclusão do curso de Especialização em Comunicação Social Integrada na Fundação Dom Cabral e PUC.

Ele também estruturou o trabalho de comunicação na Editora da UFSC, onde editou o jornal Leitura & Prazer. A repercussão de obras publicadas pela editora em cadernos de cultura de veículos nacionais projetou e consolidou a imagem da universidade no campo editorial.

Participou ainda da direção da ABJC, Conjai, Fenaj e Sindicato dos Jornalistas de SC, presidiu a Comissão Organizadora do 6º Congresso Brasileiro de Jornalismo Científico e é autor do livro Educação, ideologia e constituição e organizador de Comunicando a ciência (ABJC, UFSC e Fenaj).

Joana Maria Pedro graduação em História pela Universidade do Vale do Itajaí (1972), mestrado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (1979) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1992). Fez pós-doutorado na França, na Université dAvignon, entre 2001 e 2002. Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História entre 1993 e 1995, diretora do Centro de Filosofia e Ciências Humanas entre 1996 e 2000, coordenadora do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas entre 2008 e 2012, pró-reitora de Pós-Graduação entre 2012 e 2016.

joana

Joana Maria Pedro. Foto: Jorge Wagner Behr/Agecom/UFSC

Ela é professora do Programa de Pós-Graduação em História e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC. É também pesquisadora do IEG – Instituto de Estudos de Gênero. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República, atuando principalmente nos seguintes temas: feminismo, gênero, relações de gênero, história das mulheres, memória, história oral, história do tempo presente e história comparativa.

Professor titular da UFSC, Antônio Ayrton Uberti Auzani tem graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (1965), especialização em Morfologia Gênese Fotointerpretação e Classificação pela US Agency For International Development (1966), mestrado em Agronomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1981), doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), ensino-fundamental-primeiro-grau pelo Grupo Escolar Afonso Rodrigues (1951), ensino-médio-segundo-grau pelo Instituto de Educação Oswaldo Aranha (1960).

Possui aperfeiçoamento em Fotointerpretação e Geomorfologia, Interpretação de Imagens pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1987), Técnicas de Pesquisa e Experimentação Agropecuária pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (1978) e em Treinamento de Redação Técnico Científica e Pesquisa pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (1978). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Ciência do Solo.

Tags: Antônio Auzanicâmara municipalJoana PedromedalhaMoacir LothUFSC