Coordenadoria de Inclusão Digital incrementa acessibilidade e inaugura espaço familiar

Espaço para famílias na coordenadoria de Inclusão Digital, antigo LabUFSC. (Foto: Ítalo Padilha/Agecom/UFSC)
A Coordenadoria de Inclusão Digital (Coid), localizada no andar térreo da Biblioteca Universitária (BU), inaugurou, na manhã de sexta-feira, 23 de setembro, um novo espaço reservado para usuários na companhia de crianças. A sala oferece um espaço reservado para entreter crianças, além de quatro computadores. Fora isso, a Coid agora conta com quatro máquinas em uma bancada reservada para cadeirantes, e duas com software ledor, para cegos. A Coid conta hoje com 184 computadores e recebe, em média, 700 usuários por dia. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, e aos sábados, das 9h às 17h.
A inauguração contou com a presença do reitor Luiz Cancellier; a vice-reitora Alacoque Lorenzini Erdmann; a secretária de Ações Afirmativas e Diversidades (Saad), Francis Tourinho; o diretor de Ações Afirmativas e Diversidades, Marcelo Tragtenberg; o coordenador do Coid, Sérgio Sena, entre outras autoridades da UFSC.
“Este espaço representa uma resposta à demanda dos pais e mães da UFSC, que não tinham acesso aos recursos de informática quando estavam com seus filhos. Temos períodos aqui na UFSC com um fluxo significativo de crianças. Pensamos neste espaço para permitir que elas possam estar próximo aos pais, em segurança”, destaca a secretária Francis Tourinho. “Também investimos em bancadas elevadas para cadeirantes, acesso melhorado na entrada, programas ledores para cegos”, complementa.
O reitor Luiz Cancellier parabenizou à equipe o esforço em entregar essa nova estrutura. “Em época de escassez de recursos, precisamos de criatividade. Atender às demandas, aos poucos, à medida que for possível atendê-las. Ter boa vontade e disposição para realizar já é um excelente começo”, salienta Cancellier.
“Foi um grande esforço para a equipe realizar esse trabalho, que ocorreu, na maioria dos dias, com o laboratório aberto. Temos muito ainda a melhorar”, informa o coordenador do setor, Sérgio Sena. Segundo ele, o ambiente receberá placas de EVA como revestimento para o chão, além de uma poltrona para amamentação e um jogo de mesa e cadeiras infantis, que será fabricado na marcenaria da Penitenciária de Florianópolis. Também já existe uma solicitação à Receita Federal para jogos eletrônicos infantis, como mais um recurso para entreter as crianças enquanto a mãe ou o pai utiliza o computador para atividades acadêmicas.
Sérgio reforça que os usuários com filhos deverão observar as regras de atenção, uma vez que o espaço não disporá de cuidadores. “Temos bolsistas de Pedagogia que podem ajudar, mas cada pai e mãe continua responsável pelo filho, inclusive observando a necessidade de silêncio dos demais alunos”, ressalta. “Hoje temos essa capacidade, mas queremos que as pessoas utilizem este espaço, e que ele se torne pequeno, para que possamos aumentar ainda mais esses recursos.”
A coordenadoria conta com dez bolsistas, de diversas graduações. Daiane Laureci Francisco, que é bolsista de Pedagogia, explica que já planeja algumas atividades com o novo público que passará a frequentar o espaço. “Queremos deixar o ambiente um pouco mais infantil e proporcionar um pouco de orientação, contar histórias, dar um certo suporte. É um espaço de silêncio, então não tem como ter brincadeira. Teremos que tentar ampliar o tempo de manter as crianças entretidas. Não é ser cuidadora, mas sim auxiliar os usuários, tal como fazemos com todos os estudantes que vêm aqui”, explica a bolsista.
A Coid ganhou também um trocador de fraldas no banheiro feminino. Segundo a secretária da Saad, a intenção era de que tivesse sido instalado um trocador também no banheiro masculino, porém não havia espaço físico suficiente. “Este é um início, queremos ampliar essa política, que ofereça mais inclusão para pais e mães no espaço da UFSC. O local para trocar o bebê: isso é fundamental em mais banheiros da UFSC. Este aqui é o primeiro banheiro da Universidade com esse recurso”, informa Francis.

O trocador de fraldas instalado no banheiro feminino é o primeiro da UFSC. (Foto: Ítalo Padilha/Agecom/UFSC)
Sala de Amamentação
A vice-reitora Alacoque anunciou que a Saad já estuda a implantação da primeira Sala de Amamentação da UFSC, baseada em normas técnicas do Ministério da Saúde e do Ministério do Trabalho. “Queremos montar esse espaço para que as servidoras técnico-administrativas em Educação e servidoras docentes da UFSC tenham condições de amamentar e fazer a coleta do leite materno com higiene e segurança. A política de atenção à criança deve envolver a comunidade, desde oferecer espaços de creche a ambientes como este, de convivência”, ressalta.
Mayra Cajueiro Warren/Jornalista da Agecom/UFSC
Revisão: Claudio Borrelli/Revisor de Textos da Agecom/UFSC
Fotos: Ítalo Padilha/Fotógrafo da Agecom/UFSC