Concurso público para Hospital Universitário irá recompor quadro de pessoal e reativar leitos
Quando o assunto é saúde pública, os olhares se voltam para o Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago (HU/UFSC), em Florianópolis. O hospital escola, fundado em 2 de maio de 1980, presta atendimento público e gratuito para todo o Estado de Santa Catarina. Há uma grande demanda diária da população pelo serviço ambulatorial, de urgência e emergência, de elevado nível de competência técnica e humanizado.

Superintendente do HU e reitor da Universidade durante coletiva à imprensa realizada no dia 1º de setembro. Foto: Henrique Almeida/Agecom/UFSC
Para informar a sociedade sobre a atual situação do HU, a UFSC, representada pelo reitor Luiz Carlos Cancellier e a superintendente do Hospital Maria de Lourdes Rovaris, reuniu veículos de comunicação nesta quinta-feira, 1º de setembro, na Sala dos Conselhos, para apresentar o planejamento do Hospital, que formalizou em março deste ano a passagem da gestão para a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Em dezembro de 2015, o Conselho Universitário (CUn) aprovou a adesão do HU à empresa.
Para compor a representação da UFSC na coletiva, a diretora do Hospital, Raquel Kuerten de Salles, a diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Isabela de Carlos Back, e a pró-reitora de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas, Carla Cristina Dutra Búrigo, que participam ativamente do processo de construção do relacionamento UFSC e Ebserh.
Um dos anúncios mais aguardados do encontro com os jornalistas e que daria início à resolução de um dos principais problemas do hospital – o de recursos humanos – foi a realização de concurso público para preenchimento de 421 vagas, distribuídas em: 119 na área médica; 287 na assistencial; e 15 na administrativa, além de 68 como cadastro de reserva. A contratação será em 2017. Informações sobre o certame estão disponíveis nos sites www.ibfc.org.br e www.ebserh.gov.br.
Para a reativação de aproximadamente cem leitos no HU, é necessária a recomposição do quadro de pessoal, um dos compromissos assumidos pela Ebserh, além de dar início a um plano de reestruturação da unidade hospitalar com a adoção de medidas para a recuperação da infraestrutura física e tecnológica.
“Se tivéssemos que fazer uma única coisa pela UFSC nos iríamos salvar o HU”, enfatizou o reitor em um dos momentos de sua fala. Assim que assumiu a gestão da Universidade em maio de 2016, a Reitoria iniciou as primeiras tratativas com a Ebserh. Acompanhado da vice-reitora, Alacoque Lorenzini Erdmann, estiveram em Brasília e reuniram-se com os representantes da empresa, do Ministério da Educação e da Secretaria de Ensino Superior. Nesses momentos, as pautas imediatas eram a nomeação do corpo dirigente em Santa Catarina e a realização de concurso púbico, para assim dar sequência a outros pontos importantes da transição como transferência de patrimônio, débitos do hospital, ampliação de serviços e melhorias nas condições operacionais e estruturais.
Na última reunião em Brasília há 15 dias, o reitor obteve as garantias de que precisava e a promessa de aceleração do estudo para a transição completa. Nesse período, foram feitos os encaminhamentos para nomear a professora Maria de Lourdes Rovaris, que era diretora-geral do HU, para o cargo de superintendente. Para a direção, foi designada a professora Raquel Salles.
Maria de Lourdes, em sua exposição, informou que a partir da adesão, HU e Ebserh iniciaram um relatório de dimensionamento dos serviços assistenciais, a fim de identificar suas demandas e elencar as necessidades quanto a pessoal, serviços, leitos, entre outras. Este documento pode ser conferido neste link, e o intuito era conhecer “a capacidade instalada e verificar a questão de leitos abertos, desativados e novos”, complementa.
O trabalho permitiu que a Ebserh conhecesse a estrutura da instituição por completo, inclusive a relação de todos os servidores efetivos e os fundacionais. Desse diagnóstico gerou o número de vagas para o concurso. A empresa encaminhou um quantitativo de 2.065, número maior que o aprovado, que é de 1.720. O ofício nº 38.380, do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, encaminhado ao MEC, informa a quantidade de vagas liberadas – 489. O número é inferior ao que foi pactuado com a Ebserh, “mas já deflagra uma questão de reabertura de leitos e outros serviços no HU”, ressalta a superintendente.
Sobre a quantidade de leitos desativados no HU, assunto bastante explorado pela mídia nos últimos meses, Maria de Lourdes pontua que há em torno de cem leitos nesta situação, 93 pelo dimensionamento da Ebserh, sendo que ficou de fora os dez da Unidade de Queimados, que ainda precisam de liberação do término da obra.
Como uma das primeiras ações resultantes da transição, criaram-se os cargos da Ebserh – superintendente, três gerentes e dois gestores de divisões na estrutura administrativa do HU. No dia 14 de setembro, o presidente da empresa, Kleber de Melo Morais, virá a Florianópolis para dar posse aos gestores. Também foram discutidos aspectos como a transferência de contratos com fornecedores do Hospital para a empresa; a capacitação de gestores; o Plano de Desenvolvimento Estratégico (PDE) e a implantação do aplicativo de gestão para Hospitais Universitários (AGHU).
Rosiani Bion de Almeida/Agecom/UFSC