Presidente da Rede Brasileira de Bancos Comunitários palestra na UFSC nesta segunda
O Centro Acadêmico Livre de Economia da UFSC anuncia a palestra “O Banco dos Pobres: a história do primeiro banco comunitário do Brasil”, no dia 27 de junho, às 10h, no auditório da Reitoria. A palestra será ministrada por Joaquim Melo, um dos fundadores do Banco Palmas (Fortaleza-CE) e atual presidente do Banco Nacional das Comunidades – reunindo 140 bancos comunitários espalhados pelo Brasil, com o intuito de levar acesso ao crédito e desenvolvimento para comunidades de extrema fragilidade socioeconômica.
O Banco Palmas é criado e dirigido pela comunidade. Com a intenção de fomentar o desenvolvimento no bairro, criou-se uma moeda própria para circulação, além de diversas outras iniciativas visando o desenvolvimento social. Entre as centenas de parceiros do Banco Palmas, encontram-se o MIT, BNDES, Halloran Philanthropies, Universidade de Columbia, Senaes/MTE, além do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal.
Tendo por objetivo expor uma das linhas de estudo das Ciências Econômicas, que é a Economia Solidária, uma oportunidade como esta – de ouvir e debater com um dos fundadores do primeiro Banco Comunitário brasileiro, o qual já tirou milhares de pessoas das condições mais precárias de existência – se apresenta extremamente importante. Um exercício de reflexão e dedicação à causa da erradicação da pobreza por meio das tecnologias sociais disponíveis.
Apoio: Banco Palmas, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo-Sul (BRDE), Fundação de Pesquisas Socioeconômicas (Fepese) e Departamento de Economia e Relações Internacionais.