Pesquisa da UFSC vence Grande Prêmio Capes de Tese 2015

14/12/2015 07:46

A pesquisa de Edroaldo Lummertz da Rocha foi a vencedora do Grande Prêmio Capes de Tese 2015 – área de Engenharias e Ciências Exatas e da Terra e Multidisciplinar (Materiais e Biotecnologia e Interdisciplinar). Desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a tese “Interações nanopartícula-células e biomaterial-células induzem mudanças globais em programas de expressão de genes”, orientada por Carlos Renato Rambo e coorientada por Luismar Marques Porto, também recebeu o Prêmio Destaque no Prêmio UFSC de Tese. Há dois outros grupos de grandes áreas de premiação no Grande Prêmio Capes de Tese 2015: Ciências Biológicas, Ciências da Saúde e Ciências Agrárias I e Multidisciplinar (Ciências Ambientais); e Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes, Ciências Sociais Aplicadas e Multidisciplinar (Ensino).

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) fez o anúncio na noite de quinta-feira, 10 de novembro, em solenidade realizada em Brasília. Outras seis pesquisas desenvolvidas na UFSC se destacaram nesta edição do Prêmio Capes de Teses, quatro com premiações e duas com Menção Honrosa.

Edroaldo faz estágio pós-doutoral na Mayo Clinic, nos Estados Unidos, e foi representado pelo pai na premiação da Capes.

A pró-reitora de Pós-Graduação, Joana Maria Pedro, atribui as premiações e menções honrosas recebidas pela UFSC à “qualidade na formação de estudantes, pesquisadores e professores da instituição”. A UFSC é a terceira em teses premiadas neste ano (cinco) – só perde para a USP e UFRJ (seis cada). De 2006 a 2015, pesquisadores da UFSC conquistaram 16 Prêmios Capes de Tese e 29 Menções Honrosas. “Devemos destacar também o papel dos coordenadores dos programas de pós-graduação. Dá muito trabalho selecionar e enviar os melhores trabalhos”, diz Joana. Ela também lembrou a criação do Prêmio UFSC de Tese neste ano, que incentivou a submissão de pesquisas.

Grande Prêmio Capes 2015 (1)

Pró-reitora de Pós-Graduação, Joana Pedro compareceu à cerimônia em Brasília. Foto: Divulgação

Foi a segunda conquista da UFSC no Grande Prêmio Capes de Tese: Elisa Souza Orth, egressa do Programa de Pós-Graduação em Química, venceu em 2012.

No Grande Prêmio de 2015, foram homenageados Aziz Nacib Ab’Sáber (Engenharias, Ciências Exatas e da Terra e Multidisciplinar – Materiais e Biotecnologia), Paulo Emílio Vanzolini (Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias) e Antônio Houaiss (Ciências Humanas, Lingüística, Letras e Artes, Ciências Sociais Aplicadas e Multidisciplinar – Ensino). Foram premiados, além de Edroaldo, Pedro Elias Marques Pereira da Silva, do Programa de Pós-Graduação (PPG) em Biologia Celular da Universidade Federal de Minas Gerais, e Tathiane Agra de Lemos Martins, do PPG em Arquitetura da Universidade Federal do Rio de Janeiro, respectivamente.

O Grande Prêmio Capes de Tese consiste em passagem aérea e diária para o autor e um dos orientadores comparecerem à cerimônia de premiação; certificado de premiação ao orientador, coorientador e ao programa em que foi defendida a tese; certificado de premiação e medalha para autor; auxílio equivalente a uma participação em congresso internacional para o orientador, no valor de R$ 6 mil; bolsa para realização de estágio pós-doutoral em instituição nacional de até cinco anos para o autor da tese, podendo ser convertida em um ano em estágio pós-doutoral fora do país em uma instituição de notória excelência na área de conhecimento do premiado; e U$ 15 mil para o premiado, concedidos pela Fundação Conrado Wessel.

UFSC no Prêmio Capes de Tese 2015

Na área “Administração, Ciências Contábeis”, o prêmio foi para Marco Antônio de Oliveira Vieira Goulart, do Programa de Pós-Graduação em Administração, com a tese “Aversão à vergonha: um estudo em finanças comportamentais”, orientada por Newton Carneiro Affonso da Costa Junior.

Na área “Ciência de Alimentos”, a vencedora foi Geovana Dagostim Savi Bortolotto, do Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Alimentos, com a tese “Estratégias de controle e descontaminação do trigo em grãos (Triticuma aestivum L.) com relação a fungos micotoxinas e agrotóxicos utilizando compostos químicos e ozônio gasoso”, orientada por Vildes Maria Scussel.

Na área “Enfermagem”, a outorga foi para Ana Graziela Alvarez, do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, pela tese “Tecnologia persuasiva na aprendizagem da avaliação da dor aguda em enfermagem”, orientada por Grace Teresinha Marcon Dal Sasso.

Na área “Engenharias III”, Fernando de Jesús López Rodríguez foi premiado pela  tese “Detecção e caracterização de defeitos internos por termografia infravermelha pulsada”,  sob a orientação de Vicente de Paulo Nicolau, do Programa de Pós-Graduação de Engenharia Mecânica, e coorientação de Xavier Maldague, da Université Laval, do Canadá.

Na área “Materiais”, o vencedor foi Edroaldo Lummertz da Rocha, do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais.

Receberam menções honrosas dois egressos da UFSC: João Victor Staub de Melo, na área “Engenharia I”, pela tese “Desenvolvimento e estudo de comportamento reológico e desempenho mecânico de concretos asfálticos modificados com nanocompósitos”, orientado por Glicério Trichês, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil; e Daniela Garbin Neumann, pela tese “Modelo de atenção em saúde bucal na saúde suplementar: uma análise a partir das operadoras de planos odontológicos no Brasil”, orientada por João Carlos Caetano, e coorientada por Mirelle Finkler, do Programa de Pós-Graduação em Odontologia.

Tags: Grande Prêmio CapesPrêmio Capes de Tese 2015