Associação inaugura casa de apoio a acompanhantes de pacientes do Hospital Universitário
No dia 9 de novembro foi inaugurada a Casa de Acolhida Amigos do Hospital Universitário (HU) para receber pessoas que moram em outras cidades e precisam de estadia enquanto acompanham familiares em tratamento. O contrato de locação do imóvel foi assinado no mês de setembro, mas antes de começar a funcionar precisou passar por reformas estruturais.

Foto: divulgação
A presidente da Associação Amigos do Hospital Universitário (AAHU), Ana Maria Faria Dutra, diz que “A casa foi criada tendo em vista a necessidade do HU em acomodar os acompanhantes de pacientes, principalmente os que estão na UTI. Também faz parte do processo de humanização do atendimento e era um sonho da AAHU ter esse espaço para acolher os acompanhantes”.
A casa tem capacidade para acomodar até 12 pessoas e inicialmente vai oferecer dormitórios, duas refeições diárias, local para o banho e lavação de roupas. O espaço vai contar com dois funcionários, responsáveis pela manutenção, orientação dos acompanhantes e pelo registro das permanências.
O Serviço Social do HU identificará as pessoas que poderão usar este serviço que a AAHU oferece, dentro dos critérios estabelecidos pelo setor. Serão considerados, na avaliação, a gravidade do estado do paciente que está sendo acompanhado e a duração do tratamento.
O trabalho da entidade é realizado por meio de doações da comunidade, de empresas e da Receita Federal. As contribuições podem ser feitas em dinheiro, destinado ao pagamento de funcionários e do aluguel do imóvel. Mas a instituição também recebe doações de cestas básicas, materiais de higiene, enxovais para recém-nascidos, roupas, calçados, livros, materiais para confecção de artesanato e realiza brechós e bazares para angariar fundos.
Para colaborar, acesse o site.
Giovanna Olivo/Estagiária de Jornalismo/Agecom/DCG/UFSC