Vestibular 2016: prazo de inscrição termina nesta quarta, 14

14/10/2015 10:08

O prazo de inscrição no Vestibular UFSC/2016 vai até esta quarta-feira, 14 de outubro. O concurso oferece 4.576 vagas (70% do total, exceto para o curso de Libras, que oferece ingresso apenas pelo Vestibular – as demais vagas são pelo Sisu), distribuídas entre 100 opções de curso, nos cinco campi da instituição, localizados nas cidades de Araranguá, Blumenau, Curitibanos, Florianópolis e Joinville.

A reserva de 30% do total de vagas oferecidas pela UFSC para ingresso via Sistema de Seleção Unificada (Sisu 2016/1), aprovada pelo Conselho Universitário (CUn) em sessão de 29 de maio de 2015, e a não utilização da nota do Enem na composição da nota final dos candidatos, uma vez que existe a possibilidade de ingresso via Sisu, são duas das mudanças introduzidas neste ano. Há também os novos cursos de Ciência da Informação (20 vagas) e de Animação (40 vagas), ambos no Campus Florianópolis, e o de Licenciatura em Matemática-Diurno (50 vagas), no Campus Blumenau;

As inscrições – cujo valor é  R$ 105 – podem ser feitas exclusivamente pela internet, no endereço www.vestibular2016.ufsc.br.

As vagas serão preenchidas, em cada curso e turno, observando-se a Política de Ações Afirmativas (PAA) da UFSC, conforme disposto nas resoluções n. 52/CUn/2015 e n. 24/CGRAD/2015, nas quais se estabelece que 50% das vagas de cada curso/turno são destinadas a candidatos que cursaram o ensino médio em escolas públicas (lei nº12.711/2012). Este percentual é então subdividido assim: 25% para candidatos com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita, das quais 32% são destinadas a candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, e 68% são destinadas aos demais candidatos; e os outros 25% para candidatos com renda familiar bruta mensal superior a 1,5 salário mínimo per capita, das quais 32% são destinadas a candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, e 68% são destinadas aos demais candidatos. Para os candidatos autodeclarados indígenas foram destinadas 22 vagas suplementares, limitadas a três por curso.

Para concorrer às vagas destinadas à Política de Ações Afirmativas (PAA/UFSC), o candidato deve fazer sua opção no requerimento de inscrição. Os optantes pela PAA concorrerão inicialmente às vagas destinadas à classificação geral; caso não sejam classificados para essas vagas, passam a concorrer na modalidade da PAA pela qual optaram.

O prazo para requerimento de isenção total do pagamento da taxa de inscrição – via CadÚnico (decreto nº 6.135, de 26 de junho de 2007) ou nos termos da lei nº 12.799, de 10 de abril de 2013 – encerrou-se no dia 5 de outubro, conforme o edital.

Provas

As provas do Vestibular UFSC/2016 serão realizadas nos dias 12, 13 e 14 de dezembro de 2015, com início, impreterivelmente, às 14h, e duração de quatro horas, em 23 cidades do estado de Santa Catarina: Florianópolis, Araranguá, Blumenau, Brusque, Caçador, Balneário Camboriú, Canoinhas, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Rio do Sul, São Miguel do Oeste e Tubarão. Os candidatos que optarem realizar as provas em Florianópolis serão distribuídos nos municípios da região metropolitana (Florianópolis, Biguaçu, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz e São José).

Essa distribuição, dependendo de espaço físico, será realizada de acordo com o Código de Endereçamento Postal (CEP) indicado no requerimento de inscrição.

Mais informações no site do concurso, pelo e-mail vestibular2016@coperve.ufsc.br e pelo telefone da Coperve, (48) 3721-9200.

A TV UFSC fez matéria sobre o Vestibular 2016:

Tags: inscriçãoUFSCvestibular 2016