Departamento de Gestão Patrimonial capacita membros das comissões de inventário da UFSC

01/10/2015 12:32

O Departamento de Gestão Patrimonial (DGP) da Pró-Reitoria de Administração (Proad) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promoveu a capacitação dos integrantes das comissões de inventário nos dias 16, 17 e 18 de setembro, nas salas Aroeira e Pitangueira, localizadas no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, em Florianópolis. As comissões, constituídas de três representantes dos centros de ensino, pró-reitorias, departamentos e secretarias, realizarão o levantamento dos bens móveis da Universidade entre os dias 5 e 30 de outubro.

Capacitação promovida pelo DGP em setembro reuniu 129 membros das comissões de inventário da UFSC. Foto: Henrique Almeida/Agecom/UFSC

Capacitação promovida pelo DGP em setembro reuniu 129 membros das comissões de inventário da UFSC. Foto: Henrique Almeida/Agecom/UFSC

Durante os três dias, 129 servidores participaram do treinamento. “Os encontros possibilitaram aos membros das comissões compreender a importância da atividade e conhecer os procedimentos para a realização do inventário. Eles puderam também esclarecer suas dúvidas e questões a respeito dos bens que influenciam no trabalho a ser realizado”, afirma o diretor do departamento, Adriano Luiz de Souza Lima. Representantes de duas unidades não puderam comparecer e receberão as orientações do DGP.

O inventário é um instrumento de informação e controle da localização dos bens móveis e de seu estado de conservação. “Ele permite que possamos fazer a conciliação entre a real situação dos bens móveis e as informações registradas no sistema de controle. Assim, inconsistências como localização equivocada, bens não encontrados e estado de conservação alterado podem ser corrigidas a partir das informações coletadas pelas comissões de inventário”, explica o diretor.

De acordo com a instrução normativa da Secretaria de Administração Pública da Presidência da República (Sedap/PR) nº 205, de 8 de abril de 1988, o inventário anual tem como finalidade comprovar a quantidade e o valor dos bens patrimoniais do acervo de cada unidade gestora, existente até o dia 31 de dezembro de cada ano. As informações referentes ao inventário anterior e as variações patrimoniais que ocorreram durante o período de exercício devem constar do documento.

 

Bruna Bertoldi Gonçalves/Jornalista / Diretoria-Geral de Comunicação / UFSC
imprensa.gr@contato.ufsc.br

Tags: capacitaçãocomissõesDGPInventárioPROADUFSC