Vestibular 2016: inscrições e requerimento de isenção de taxa iniciam-se em 15 de setembro

15/09/2015 11:58

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio da Comissão Permanente do Vestibular (Coperve), recebe, a partir desta terça-feira, 15 de setembro, as inscrições ao Concurso Vestibular UFSC/2016, para ocupação das vagas dos seus cursos presenciais de graduação. O quadro geral indica que serão oferecidas 4.564 vagas (70% do total), distribuídas em 100 opções de cursos, nos cinco campi da instituição, localizados nas cidades de Araranguá, Blumenau, Curitibanos, Florianópolis e Joinville.

As novidades deste ano são o novo Curso de Ciência da Informação, com 20 vagas no Campus Florianópolis; o curso de licenciatura em Matemática-Diurno, com 50 vagas no Campus Blumenau; a reserva de 30% do total de vagas oferecidas pela UFSC para ingresso via Sistema de Seleção Unificada (Sisu 2016/1), aprovada pelo Conselho Universitário (CUn) em sessão de 29 de maio de 2015; e a não utilização da nota do Enem na composição da nota final dos candidatos – uma vez que existe a possibilidade de ingresso via Sisu.

As inscrições – cujo valor é  R$ 105,00 – podem ser feitas no período de 15 de setembro a 14 de outubro, exclusivamente pela internet, no endereço www.vestibular2016.ufsc.br.

As vagas serão preenchidas, em cada curso e turno, observando-se a Política de Ações Afirmativas (PAA) da UFSC, conforme disposto nas resoluções n. 52/CUn/2015 e n. 24/CGRAD/2015, nas quais se estabelece que 50% das vagas de cada curso/turno são destinadas a candidatos que cursaram o ensino médio em escolas públicas (lei nº12.711/2012), sendo este percentual assim subdividido: 25% para candidatos com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita, das quais 32% são destinadas a candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, e 68% são destinadas aos demais candidatos; e os outros 25% para candidatos com renda familiar bruta mensal superior a 1,5 salário mínimo per capita, das quais 32% são destinadas a candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, e 68% são destinadas aos demais candidatos. Para os candidatos autodeclarados indígenas foram destinadas 22 vagas suplementares, limitadas a três por curso.

O candidato que desejar concorrer às vagas destinadas à Política de Ações Afirmativas (PAA/UFSC) deverá fazer sua opção no requerimento de inscrição. Os candidatos optantes pela PAA concorrerão inicialmente às vagas destinadas à classificação geral; caso não sejam classificados para essas vagas, passam a concorrer na modalidade da PAA pela qual optaram.

As provas do Vestibular UFSC/2015 serão realizadas nos dias 12, 13 e 14 de dezembro de 2015, com início, impreterivelmente, às 14h, e duração de quatro horas, em 23 cidades do estado de Santa Catarina: Florianópolis, Araranguá, Blumenau, Brusque, Caçador, Balneário Camboriú, Canoinhas, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Rio do Sul, São Miguel do Oeste e Tubarão. Os candidatos que optarem realizar as provas em Florianópolis serão distribuídos nos municípios da Grande Florianópolis (Florianópolis, Biguaçu, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz e São José).

Essa distribuição, dependendo de espaço físico, será realizada de acordo com o Código de Endereçamento Postal (CEP) indicado no requerimento de inscrição.

Isenção do pagamento da taxa de inscrição

Os candidatos ao Concurso Vestibular UFSC/2016 poderão requerer isenção total do pagamento da taxa de inscrição via CadÚnico (decreto nº 6.135, de 26 de junho de 2007) ou nos termos da lei nº 12.799, de 10 de abril de 2013. Para solicitar isenção do pagamento, o candidato deve acessar o site www.vestibular2016.ufsc.br/isencao, no período de 15 de setembro a 5 de outubro, preencher o formulário específico e observar os requisitos e procedimentos requeridos para cada uma dessas modalidades de isenção, conforme o edital.

Mais informações no site do concurso, pelo e-mail e pelo telefone da Coperve (48) 3721-9200.

Alita Diana/Jornalista da Agecom/DGC/UFSC

Claudio Borrelli/Revisor de Textos da Agecom/DGC/UFSC

Tags: inscriçãoUFSCUniversidade Federal de Santa Catarinavestibular 2016