Estudantes e pesquisadores de Teatro participam da oficina “Corpo e Voz”
Durante uma semana, alunos de teatro e pesquisadores da área tiveram a oportunidade de aprofundar seus estudos sobre interpretação com a oficina “Corpo e Voz”, ministrada pelo professor, ator e diretor artístico italiano Giuliano Campo, que atualmente leciona na Universidade de Ulster, na Irlanda do Norte. O evento, realizado de 14 a 18 de agosto no Teatro da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foi promovido pelo Grupo de Pesquisa Poéticas da Voz, do curso de Artes Cênicas, sob coordenação da professora Janaina Träsel Martins, com o apoio do Departamento Artístico Cultural (DAC/SeCult).
As aulas são inspiradas no “Alfabeto Corporal” desenvolvidas pelo ator, diretor e pedagogo polonês Zygmunt Molik (1930-2010) e no trabalho sobre rito e improvisação da atriz Rena Mirecka. Em 2008, Giuliano Campo realizou uma série de entrevistas com Molik, as quais compuseram o livro “Trabalho de voz e corpo de Zygmunt Molik”. Sua técnica consiste em uma gramática física, pré-expressiva, com o objetivo de, através do movimento do corpo e da voz, liberar as energias criativas do ator. Molik foi um dos co-fundadores e principais atores da famosa companhia de teatro polonês “Teatr Laboratorium” dirigida por Jerzy Grotowski, onde cuidava do treinamento vocal dos integrantes. Rena Mirecka participou do mesmo grupo de 1959 a 1984 como atriz e responsável pela arte do movimento na época. Desde 2000, ela tem atuado no Instituto Grotowski em Wrocław, na Polônia. Campo também trabalhou com Rena Mirecka entre 2006 e 2009.
Com base nesses artistas, o professor propôs a oficina “Corpo e Voz”, unindo as duas abordagens. Inicialmente os participantes aprenderam o “Alfabeto Corporal” de Zygmunt Molik, focando o trabalho de abertura do corpo e das ressonâncias da voz. Em um segundo momento os participantes realizaram o processo de criação a partir dos movimentos desenhados pela gramática física do “alfabeto do corpo” e as canções e textos/poesias trazidas por cada participante. Por fim, foi composta uma performance artística no palco da Igrejinha da UFSC.
A proposta de realização da oficina em Florianópolis surgiu quando Janaína Martins realizava seu pós-doutorado no Reino Unido, onde contou com a colaboração do professor italiano. “O workshop propiciou aos estudantes de teatro e à comunidade a prática de abordagens vocais advindas da Europa. Esta atividade de extensão é uma ação educativa e cultural que promoveu o aprofundamento dos estudos dos alunos de teatro da UFSC e dos pesquisadores da área da voz nas Artes Cênicas”, destaca Janaina.
Sobre os pesquisadores
Giuliano Campo é professor da Irlanda do Norte, diretor do Curso de Teatro na Universidade de Ulster, pesquisador associado ao British Grotowski Project e autor do livro “Trabalho de Voz e Corpo de Zygmunt Molik: o legado de Jerzy Grotowski”, publicado no Brasil pela Routledge em 2010. Também escreveu um capítulo do livro “Grotowski e estados alterados de consciência” organizado por Joice Aglae Brondani. Campo cursou doutorado na Universidade de Roma 3 e Paris 8.
Janaina Martins tem experiência em Artes Cênicas, com ênfase na preparação e na direção de processos de criação corpóreo-vocais. Doutora em Artes Cênicas, pela Universidade Federal da Bahia, Mestre em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Graduada em Fonoaudiologia, com Especialização em Voz. Em 2015 concluiu seu Pós-Doutorado tendo com a colaboração do professor Giuliano Campo, da University of Ulster, Irlanda do Norte.
Joelson Cardoso/Estagiário de Jornalismo/DAC/SeCult/UFSC com a colaboração da coordenadora do evento