Vencedores do Prêmio Jovem Cientista serão anunciados nesta quinta-feira

21/05/2015 09:10

Os vencedores do Prêmio Jovem Cientista serão anunciados, ao vivo, na cerimônia desta quinta-feira, 21 de maio, às 10h, que pode ser acompanhada pelo link do Canal Futura.

O tema desta edição é “Segurança alimentar e nutricional”. Para estimular a criatividade de estudantes e pesquisadores, o Prêmio Jovem Cientista vai premiar nove projetos diferentes, além de duas instituições de ensino e um destaque de mérito científico.

Na categoria “Mestre e Doutor”, os vencedores recebem R$ 35 mil (1º lugar), R$ 25 mil (2º lugar) e R$ 18 mil (3º lugar). Para estudantes do ensino superior, os valores são de R$ 18 mil (1º lugar), R$ 15 mil (2º lugar) e R$ 12 mil (3º lugar). Estudantes do ensino médio em 1º, 2º e 3º lugares recebem um laptop. Na categoria Mérito Institucional, são R$ 40 mil para uma instituição de ensino superior e R$ 40 mil para uma instituição de ensino médio.

O Prêmio Jovem Cientista visa revelar talentos, impulsionar a pesquisa no país e investir em estudantes e jovens pesquisadores que procuram inovar na solução dos desafios da sociedade. Instituído em 1981, o prêmio é uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a primeira instituição federal de fomento à ciência, tecnologia e inovação e pioneira na concessão de prêmios no Brasil. O prêmio conta com a parceria da Fundação Roberto Marinho e com o patrocínio da Gerdau e da BG Brasil.

Ao longo dos anos, o CNPq tem acompanhado a trajetória acadêmica e profissional dos premiados. Em 2011, editou a publicação 30 anos revelando talentos e impulsionando a pesquisa. Em 2015, o Prêmio Jovem Cientista completa 34 anos. Nesse período, tornou-se um dos mais importantes reconhecimentos aos cientistas brasileiros.

Mais informações no site do prêmio.

Tags: CNPqPrêmio Jovem CientistaUFSC