Filmes vencedores do FAM 2014 serão exibidos de 19 a 26 de maio

19/05/2015 10:10

De 19 a 26 de maio, 22 Pontos de Cultura de cidades do interior do Estado irão receber a mostra itinerante, com os filmes vencedores do Festival do ano passado. Descentralizar e democratizar o acesso às produções de cinema do Mercosul para público diverso, com entrada gratuita é o lema do Circuito FAM que chega em 2015 em 22 Pontos de Cultura trazendo os vencedores do Festival do ano passado. Em Florianópolis (Cineclube Armação, NETI/UFSC, Cineclube Presença, Creche Anjo da Guarda, Cineclube Cinema UNISUL, Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina serão pontos exibidores. O FAM 2015 será realizado no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, de 19 a 26 de junho.fam2015_circuirto_A3

O Circuito FAM atingiu em 2014 mais de 7 mil espectadores. Este ano, a organização pretende aumentar este número. “O formato da Mostra possibilita uma ampla e simultânea difusão da cinematografia sul-americana gratuitamente para toda a população. E assim, trabalhamos para que mais e mais pessoas possam ter acesso a estas obras”, salienta a coordenadora de programação do FAM, Marilha Naccari.

Os Vencedores do FAM 2014, foram divididos em seis programas diferentes, um deles é destinado para o público Infantojuvenil. Ao todo, 14 filmes vão passar pelos 22 pontos de exibição. O curta-metragem “Os Irmãos Mai”, da paulista Thais Fujinaga, conquistou os prêmios mais importantes do 18° Florianópolis Audiovisual Mercosul e recebeu o Troféu Panvision e os prêmios concedidos pelos apoiadores. O filme de 19 minutos narra a história de dois irmãos descendentes de chineses que precisam levar um presente para a avó. Quanto mais eles caminham, mais longe parecem estar do seu objetivo. O filme celebra a diversidade cultural da grande cidade, as disputas habituais e o companheirismo que prevalece entre os irmãos. “Os Irmãos Mai” levou quatro prêmios: melhor filme, direção, roteiro e fotografia.

O melhor curta pelo júri popular foi “Acalanto”, de Arturo Saboia, que também levou os prêmios de melhor ator (Luiz Carlos Vasconcelos) e melhor atriz (Léa Garcia).

Na Mostra Catarinense, o melhor filme pelo júri foi “Noite Clara”, de Felipe Vernizzi, e na preferência do público, o vencedor foi “Eu sou de lá”, de Sá, de Sansara Buriti.

O documentário chileno “El Vals de Los Inútiles”, de Edison Cájas, venceu na categoria DOC-FAM, e pelo público o escolhido foi “Tão longe é aqui”, de Eliza Capai. E “O Maestro do Tempo”, dos alunos de Projeto Animação (Espírito Santo), levou o troféu do júri na Mostra Infantojuvenil, e na preferênica popular, o vencedor foi John Feldman e a Moto, de Rodrigo Gasparini.

Cidades

As cidades que fazem parte do Circuito FAM de Cinema são:

Caçador (Cineclube Independente), Chapecó, (Uno Itinerante e Curso de Produção Audiovisual), Criciúma (Casa da Cultura Neusa Nunes Vieira), Florianópolis (Cineclube Armação, NETI/UFSC, Cineclube Presença, Creche Anjo da Guarda, Cineclube Cinema UNISUL, Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina), Imbituba (Biblioteca Pública Municipal Cônego Itamar Luiz da Costa), Jaraguá do Sul (Cine Clube Teatro GATS), Joaçaba (Cineclube Rogério Sganzerla) Joinville (Cine Integração/Campus de Joinville da UFSC), Laguna (Centro Educacional Superior da Região Sul), Lages (Cineclube Calibre 12), Mafra (Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo), Pomerode (Cineclube Diversidade Cultural), Salto Veloso (Cineclube Opinião), São Francisco do Sul (Instituto Federal Catarinense –  Câmpus São Francisco do Sul), São José ( Cineclube do curso de Arquitetura do Centro Universitário Estácio de Sá), Tijucas (Secretaria Municipal de Educação) e Videira (Museu do Vinho Mário de Pellegrin e Gennius Ensino Fundamental)

 

Programas:

Programa # 1 – Curtas – (83 min)

# Os Irmãos Mai, de Thais Fujinaga

# Eu Sou de Lá, de Sansara Buriti

# A Pandorga e o Peixe, de Kátia Klock e Ivan de Sá

# Acalanto, de Arturo Sabioa

Programa #2  – Curtas – (86 min)

# Noite Clara de Felipe Vernizzi

# Faroeste, Um autêntico Western,  de Wesley Rodrigues

# O Tempo Que Leva, de Cíntia Domit Bittar

# Jairboris, de Lincon Péricles

Programa #3 – Mostra Infantojuvenil –  (42 min)

# O Maestro do Tempo, dos Alunos de Projeto Animação – Espírito Santo

# John Feldman e a Moto, de Rodrigo Gasparini

# Pierre e a Mochila, de Luli Gerbase

Programa #4 – Mostra DOC – FAM – (80min)

# El Vals de Los Inútiles, de Edison Cájas

Programa #5 – Mostra DOC – FAM – (76min)

# Tão Longe é Aqui, de Elisa Capai

Programa #6 – Mostra DOC – FAM – (86min)

# Sinais de Cinza – A Peleja de Olney contra o Dragão da Maldade, de Henrique Dantas

 

FAM 2015

A relação dos filmes selecionados para o 19º Florianópolis Audiovisual Mercosul será divulgada até o dia 20 de maio. O FAM 2015 será realizado no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, de 19 a 26 de junho.

Para mais informações, visite o site oficial: www.famdetodos.com.br

 

 

Tags: circuito FAM de CinemaFAMNETIUFSC