9ª Semana de Letras recebe palestra sobre pesquisa científica do Secretariado Executivo
A palestra “Pesquisa científica em Secretariado Executivo: interdisciplinaridades entre as áreas de gestão e Letras”, que integrou a IX Semana Acadêmica de Letras, foi realizada na quinta-feira, 27 de maio, no auditório Henrique Fontes, do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A mesa, que foi mediada pela professora da UFSC, Raquel D’Ely, teve como convidado o professor da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UniCentro), Raimundo Nonato Júnior.
Atualmente, a profissão de secretário executivo enfrenta novos desafios, e discute as múltiplas dimensões que envolvem o “ser” e o “saber” das áreas de assessoria executiva. É nesse contexto que a pesquisa científica começa a construir um novo pilar para a análise dessa área.
O professor Raimundo Nonato discutiu essas necessidades e mudanças, apresentou conceitos básicos como o que é pesquisar, qual é o perfil de um pesquisador, o que significa pesquisar cientificamente e os resultados que isso traz. Falou da pesquisa como um ato epistemológico e da relevância de pesquisar em ciências humanas e sociais, o que pode melhorar também a atuação no mercado de trabalho.
Quatro eixos podem ser seguidos em caso de interesse pela área da pesquisa em Secretariado: técnico (técnicas envolvendo o aprimoramento da profissão), gestão (secretarial), intelectual (inovação, tradução e assessoria científica) e aberta (organização de projetos culturais e organizações sociais).
Débora Nazário/Estagiária de Jornalismo Agecom/DGC/UFSC