Treinamento para a implantação do e-SUS Atenção Básica na UFSC
Foi realizada de 13 a 17 de abril, na UFSC, a capacitação dos consultores de implantação do e-SUS Atenção Básica, que instalarão o sistema de prontuário da Atenção Básica em 1296 municípios do país. São 19 profissionais das áreas de tecnologia da informação e saúde que atuarão em cidades onde o uso da estratégia e-SUS ainda não começou.
O projeto e-SUS AB é uma parceria entre o Ministério da Saúde e a UFSC, que tem como objetivo principal concretizar, por meio da reestruturação do sistema de informação da Atenção Básica, um novo modelo de informatização das Unidades Básicas de Saúde, que apoie os municípios na gestão efetiva e na qualificação do cuidado dos usuários.
Considerando que a estratégia e-SUS AB se tornou uma realidade no Brasil e que seus produtos estão disponíveis gratuitamente aos municípios, o desafio que se aproxima é o de efetivar sua adesão a essa nova política pública.
Para isso, os consultores receberam treinamentos a respeito das estratégias de implantação a fim de aprenderem sobre os tipos de instalações do sistema, como identificar o banco de dados ideal para o cenário de cada município, quais as funcionalidades dos sistemas que cada profissional das Unidades Básicas de Saúde deve utilizar e como integrá-los com outros sistemas de informação.
A avaliação dos participantes do treinamento é que a implantação do e-SUS AB melhorará o trabalho e o atendimento nas redes de Atenção Básica e que leva em conta os aspectos de cada região do Brasil.
Mais informações através do e-mail: contato@esus.ufsc.br