Caderno de Ensino de Física publica artigo de pesquisadores da UFSC

29/04/2015 13:51

O Caderno Brasileiro de Ensino de Física (CBEF) é um periódico quadrimestral do Departamento de Física da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que existe desde 1984, voltado para cursos de formação de professores de Física. É muito utilizado em pós-graduações de ensino de ciências e Física e em cursos de aperfeiçoamento para professores do nível médio. Seu objetivo principal é promover a divulgação de experiências entre docentes e pesquisadores, visando melhorar a qualidade do ensino dessa disciplina tanto nas instituições formadoras de novos professores quanto nas escolas em que eles irão atuar.

O volume 32, número 1 do CBEF de 2015, contou com a participação da professora Tatiana da Silva, do Departamento de Física da UFSC, e Andreson Lopes de Lacerda, egresso da Pós-Graduação da Universidade. Seu artigo “Possibilidades pedagógicas na perspectiva de uma educação on-line”, que está na seção “Relatos e experiências didáticas”, mostra que o uso de ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs) traz novas perspectivas e mudanças para o ensino e a aprendizagem das ciências em geral, particularmente de Física.

Resumo adaptado:

Na atualidade, professores têm em mãos muitas possibilidades para melhorar sua prática em sala de aula. As mais recentes tecnologias digitais trouxeram novas perspectivas para o ensino e a aprendizagem das ciências em geral, particularmente de Física. Dentre essas tecnologias estão os ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs), que ampliaram as possibilidades e iniciativas de produção de cursos, disciplinas e atividades baseadas no contexto on-line – é nesse cenário que o artigo se estabelece. Ele sugere o design instrucional como contribuição para a elaboração de estratégias de aprendizagem em AVAs. Os resultados apresentados buscam aproximar, de forma integrada, as hipóteses adotadas frente às tecnologias para o ensino de Física, apoiadas por um ambiente virtual de aprendizagem, que é visto como apoio a uma sala de aula presencial. O material resultante dessa investigação busca estabelecer múltiplas conexões com o espaço virtual e garantir a articulação de cada material com os demais existentes que tratam do mesmo assunto, estabelecendo assim uma mudança do programa da disciplina.

O resumo original pode ser lido neste link.

Débora Nazário/Estagiária de Jornalismo da Agecom/DGC/UFSC

 

Tags: Caderno Brasileiro de Ensino de FísicaUFSC