Agenda cultural: ‘terceira idade’ e ‘poder da amizade’ são temas de animação espanhola nesta quinta
Problemas que acompanham a terceira idade e o poder da amizade são assuntos da animação espanhola Arrugas (2011), do diretor espanhol Ignacio Ferreras, que será exibida nesta quinta-feira, 30 de abril, das 13h30min às 16h, na sala 235, bloco A do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC. Entrada franca.
A mostra integra o Cine Buñuel, projeto da UFSC organizado pela professora Meritxell Hernando Marsal, realizado às quintas-feiras. O longa desta semana, Arrugas, conta a história dos amigos Emílio e Miguel, dois senhores que vivem em um lar de idosos. A animação é baseada em um quadrinho de mesmo nome, escrito por Paco Roca, vencedor do Premio Nacional del Cómic, em 2008.
A mostra – idealizada em 2014 e coordenada desde então pela professora espanhola Meritxell, que atua no Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras (DLLE) da Universidade – é desenvolvida com o apoio de um grupo de voluntários. Vássia Vanessa da Silveira, formada em Jornalismo pela UFSC, é responsável no projeto pela divulgação e mediação dos debates realizados após a exibição dos filmes. Ela conta que a intenção do CineBuñuel é de “mostrar filmes premiados que não entram nos grandes ciclos de cinema, para aproximar o público brasileiro desses diretores, além de promover discussões sobre os temas retratados”.
Sobre o Cine Buñuel
O projeto ocorre quinzenalmente, em reuniões com exibição de filmes de origem espanhola e latino-americana, e debate a respeito deles. A cada semestre, é proposto um ciclo de filmes com temáticas diferentes, para atingir o maior público possível. A organização busca manter sempre o áudio original dos filmes (em espanhol) e colocar legendas.
Já foram trabalhados os assuntos “guerra”, no primeiro semestre do projeto, e “migração”, na segunda edição. Para o terceiro ciclo de cinema, coordenado pelo professor de Letras da UFSC, André Fiorussi, foi escolhido o tema “animações”, que, segundo Vássia, “é um campo com produção ampla e de boa qualidade, mas que não é divulgada para o público brasileiro”.
O nome do projeto é uma homenagem ao diretor espanhol Luis Buñuel Portolés, que trabalhou o cinema espanhol com forte influência surrealista, e recebeu diversos prêmios ao longo da carreira.
Mais informações na página do projeto no Facebook e pelo telefone da assessoria de imprensa: (48) 9658-2515.
Gisele Flôres/Estagiária de Jornalismo Agecom/DGC/UFSC