‘Letras-Libras: ontem, hoje e amanhã’ divulga trajetória do curso na UFSC
Uma perspectiva sobre a história do curso de Letras-Libras na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC): assim é “Letras-Libras: ontem, hoje e amanhã”, livro organizado pela professora Ronice Muller de Quadros e lançado pela Editora da UFSC (EdUFSC) em fevereiro, que estará disponível em versão digital no site em breve.
Ronice conta que “todos os capítulos foram escritos por pessoas que participaram da criação do curso, ou seja, viveram os momentos mais importantes dessa trajetória”. Os autores discutem aspectos pedagógicos e técnicos da criação e manutenção do curso de Letras-Libras na UFSC, primeiro do país, buscando novos panoramas e uma visão otimista de futuro promissor.
O curso – implantado na UFSC em 2006, na modalidade a distância – é oferecido desde 2009 também na modalidade presencial, tanto licenciatura quanto bacharelado. “A ideia do livro é subsidiar e estimular a criação de cursos de Letras-Libras em outras universidades do Brasil, através da nossa experiência aqui na UFSC”, explica Ronice. Ela afirma que serão enviados cem exemplares a 14 universidades federais, em todo o país, para divulgação do curso e promoção da inclusão de pessoas surdas.
Professora e coordenadora do curso de Libras da UFSC, Ronice é formada em Pedagogia pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), com mestrado e doutorado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Ao todo, são 17 obras publicadas em sua carreira no intervalo de 1997 a 2015, entre livros, revistas e artigos sobre educação para surdos.
Gisele Flôres/Estagiária de Jornalismo da Agecom/DGC/UFSC