Evento debate rumos, tendências e perspectivas da internacionalização da educação superior
“Institucionalização da Internacionalização da Educação Superior” foi o tema das atividades da Oficina de Internacionalização das Instituições de Ensino Superior e Gestão da Cooperação Internacional, promovida pelo Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária (Inpeau) da UFSC. O evento foi realizado no dia 2 de dezembro, no hotel Praiatur, em Florianópolis, e seu objetivo foi oportunizar aos participantes refletir sobre os rumos, tendências e perspectivas da internacionalização, bem como compreender os atuais desafios impostos por ela às instituições de educação superior, especialmente no que diz respeito às ações de cooperação internacional, com vistas à qualidade e excelência acadêmicas.
Participaram, em sua maioria, gestores que atuam na área da cooperação internacional das instituições de ensino superior de Santa Catarina, que estão engajados em avançar nos estudos do tema.
A oficina também contou com a presença de expertos estrangeiros e brasileiros: Alain Boutet, da Dalhousie University, Canadá; Pilar Velasco, da Universidad Veracruzana, México; Raul Árias, diretor do programa CAMPUS, da Organização Universitária Interamericana (OUI), Equador; e Fernando Daniels, da OUI, Colômbia.
Os conferencistas abordaram os temas mais relevantes para a compreensão da internacionalização. Destacam-se: estratégias para a formação de gestores universitários para a internacionalização das IES; internacionalização do currículo; e institucionalização das ações de cooperação internacional.
A oficina, que durou dois dias, contribuiu para promover avanços no posicionamento das IES catarinenses, com a finalidade de efetivamente buscar uma forte inserção internacional no cenário da educação.
Mais informações: http://portal.inpeau.ufsc.br/
Claudio Borrelli/Revisor de Textos da Agecom/DGC/UFSC