Colóquio debate novas tendências da comunicação científica

01/12/2014 14:17

O Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGECT/UFSC), em parceria com a Diretoria de Divulgação Científica (DDC) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), promove a segunda edição do colóquio internacional “Tendências Contemporâneas da Comunicação Científica”. O evento tem como objetivo promover o debate sobre a inovação da comunicação pública da ciência, que precisa ser reinventada com o surgimento de novas mídias. Foi responsável pela palestra de abertura – realizada nesta segunda-feira, 1º de dezembro, no auditório da reitoria da UFSC – a professora Suzane de Cheveigné, diretora do Centre Norbert Elias das universidades de Avignon e Marseille, França.

Suzane explicou que a comunicação científica pode ser classificada como oral e escrita: a comunicação oral diz respeito a seminários, palestras, conferências e congressos onde os próprios autores apresentam seus projetos; já a escrita é a divulgação de trabalhos por pesquisadores e jornalistas em revistas, anais, livros, portais e periódicos. Suzane também afirmou que as novas tendências de mídia estão reinventando a comunicação científica, que agora pode ser feita em outros formatos, como vídeo e infográficos; e, na forma oral, em espaços culturais, como museus.

O colóquio segue até esta quarta-feira, 3 de dezembro, com debates, seminários e palestras. Confira a programação pelo site http://www.coloquiocomcientifica.ufsc.br/programacao.html.

Gabriel Volinger/Estagiário de Jornalismo/DGC/UFSC
Claudio Borrelli/Revisor de Textos da Agecom/DGC/UFSC