Autoavaliação: o que servidores e alunos pensam da UFSC

19/12/2014 08:20

FacebookPAAIv2Servidores técnico-administrativos, professores e alunos de graduação e pós-graduação podem responder on-line a uma lista de aproximadamente 20 perguntas sobre a UFSC, até 20 de fevereiro.

A avaliação é aplicada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), responsável por identificar demandas e realizar diagnóstico dos cursos, do quadro docente e da estrutura dos centros de ensino para propor ações de aperfeiçoamento.

Para acessar a autoavaliação, basta visitar o site http://cpa.ufsc.br e clicar na imagem para responder ao questionário. O link o direcionará para o login na página do Sistema de Autenticação Centralizada (idUFSC). Feito o login, os membros da comunidade serão direcionados automaticamente ao Collecta, sistema de questionário, desenvolvido pela Universidade. Uma tela inicial explicará de forma sucinta aspectos da autoavaliação e o usuário poderá escolher se quer ou não participar.

A campanha também estará presente nas redes sociais. O presidente da CPA, Irineu Afonso Frey, ressalta a importância da divulgação e a necessidade de sensibilização da comunidade acadêmica. “Um dos pontos do nosso regimento é justamente indicar e acompanhar a implementação de ações sobre demandas identificadas nesse processo avaliativo”, destacou Frey.

Os questionamentos propostos consideram os cinco eixos apontados pelo Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes): planejamento e avaliação institucional, desenvolvimento institucional, política acadêmica, política da gestão e infraestrutura física. A concepção, organização e implementação do processo avaliativo procuram se adequar aos preceitos estabelecidos pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior.

Frey também informou que o questionário não será o único método a ser utilizado. A Comissão estuda a implantação de uma avaliação documental que aborde aspectos mais específicos. Além disso, a avaliação de curso feita pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) nos períodos de rematrícula foi incorporada às atividades da CPA.

Após a análise dos resultados obtidos, um relatório será entregue à Reitoria com propostas de aperfeiçoamento das deficiências encontradas e também de potencialização de setores promissores na Universidade. “O papel da CPA e da autoavaliação não é apenas identificar os pontos fracos, mas, também, os pontos fortes da Universidade”, destacou Frey. O documento final com o resultado da pesquisa será enviado ao MEC em março de 2015.

 

 

Samantha Sant’Ana/Estagiária de Jornalismo/DGC/UFSC
samantha.s@grad.ufsc.br

Tags: autoavaliação institucionalprogradquestionárioUFSC