Seminário sobre produção contemporânea de alimentos disponível em vídeo

21/11/2014 17:01

Há exatamente um ano, foi realizado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) o seminário internacional “A Produção Contemporânea de Alimentos para a Humanidade: impasses e desafios II“. Os convidados do evento, com formação e atuação em diferentes áreas, posicionaram-se a respeito de temas cruciais no que diz respeito à produção e ao consumo neste novo milênio. Idealizado pelo Laboratório de Educação do Campo e Estudos da Reforma Agrária (Lecera) da UFSC, o seminário contou com financiamento da Capes.

Entre os principais assuntos, destacaram-se a produção de alimentos geneticamente modificados (os transgênicos), bem como os agrotóxicos e as companhias multinacionais que detêm o mercado de commodities; as relações entre o agronegócio e os impactos sociais e ambientais deste modelo de produção; a agricultura familiar e a produção de alimentos agroecológicos; e as proposições do movimento chamado de Decrescimento Econômico, que apresenta uma proposta de reorientação socioeconômica e cultural das populações frente à catástrofe ambiental que se insinua a cada ano com maior veemência.

“Deste encontro eu destacaria o rigor com que foram reiterados os limites físicos do planeta e a profunda reflexão crítica acerca da questão alimentar e seus nexos culturais e políticos, expressos numa forma específica de organizar a vida centrada no consumo irracional de mercadorias”, lembra o professor Clarilton Ribas, coordenador do seminário.

O Lecera disponibiliza a íntegra do registro audiovisual de todas as falas e debates do seminário. O material, que tem mais de 10 horas no total, foi cuidadosamente montado e dividido em 9 vídeos, de modo que o espectador possa ir diretamente a uma fala ou debate sobre um tema específico. A proposta é ampliar o alcance desses debates, além de manter sempre disponível o acesso às informações divulgadas pelos convidados.

Página oficial do seminário: www.lecera.ufsc.br/?page_id=360

Lecera: www.lecera.ufsc.br

Tags: LeceraUFSCvideo