Livros da EdUFSC apontam prioridades sociais na agenda da academia

26/11/2014 10:29

Questão social e direitos humanos - Vol 1Temas polêmicos, atuais e desafios urgentes da agenda política compõem os dois volumes de Serviço Social – Questão social e direitos humanos, ambos organizados pelas professoras e pesquisadoras Helena Silveira Fagundes e Simone Sobral Sampaio. Os lançamentos integram a Coleção Geral da Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (EdUFSC). Refletindo a produção científica e acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UFSC, o primeiro volume reúne 29 autores e o segundo coloca à disposição dos leitores artigos escritos por 38 pesquisadores, traduzindo o resultado do “trabalho conjunto entre docentes e discentes”.

Os livros são uma forma de “retribuir e compartilhar” os conhecimentos gerados na academia, pensam as organizadoras, preocupadas com uma formação profissional caracterizada pela “compreensão crítica e pela insubmissão à realidade”.

No volume II, as organizadoras ressaltam a socialização do conhecimento “a partir da devida autonomia intelectual” e do respeito à pluralidade do pensamento. Os artigos têm em comum temas candentes que exigem a intervenção política do assistente social, sobretudo nas políticas públicas.

Segundo afirmam as organizadoras no volume I, os autores “partem da análise da sociedade capitalista e de como as suas  contradições se expressam nas políticas sociais, no exercício profissional do assistente social e na constituição dos direitos humanos”. Abarcando questões locais, regionais, nacionais e da América Latina, a publicação apresenta reflexões que mexem com o conjunto das ciências sociais e humanas. Por exemplo, a atuação profissional é dissecada na “interface com as políticas sociais de saúde, previdência e assistência social”, sempre tendo como pressuposto e pano de fundo a garantia e o acesso aos direitos humanos fundamentais.

Questão social e direitos humanos - Vol 2O volume II reforça os ideais, objetivos e linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade. “O espírito do nosso trabalho preza pelo fortalecimento da cooperação intelectual e pela apreensão crítica da realidade constituída pelas contradições do capitalismo”, esclarecem as organizadoras na introdução.

Os dois volumes não fogem às grandes linhas legitimadas na academia: Direitos, Sociedade Civil e Políticas Sociais na América Latina”; Serviço Social, Ética e Formação Profissional”; e “Questão  Social, Trabalho e Emancipação Humana”.

Os autores chamam a atenção dos leitores para os “prejuízos da contrarreforma no campo das políticas sociais”, que reduz e compromete direitos sociais e ameaça a própria vida democrática.

Política previdenciária e redução dos níveis de pobreza e da exclusão social são artigos abordados no contexto da luta de classe no País. No âmbito da questão social e dos direitos humanos, os livros abordam emprego, meio ambiente, saúde, gênero, fome, segurança, a universidade, os movimentos sociais, a cidadania, a democracia e a ética nas relações sociais, políticas e cotidianas da sociedade.

Os livros da EdUFSC chamam atenção para os compromissos sociais e políticos da Universidade e dos profissionais que a instituição forma e coloca a serviço da comunidade e do País.

Mais informações com a EdUFSC: www.editora.ufsc.br / (48) 3721-9408

Diretor executivo – Fábio Lopes: flopes@cce.ufsc.br / (48) 9933-8887

Moacir Loth/Jornalista da Agecom/UFSC

Tags: EdUFSCServiço Social – Questão social e direitos humanosUFSC