8ª edição do ‘Um Abraço Negro’ nesta sexta e sábado

06/11/2014 17:54

Cartaz_umabraçonegro IMPRENSA UNIVERSITARIA NOVO 05 11 2014 (2)Coletivo Kurima – Estudantes Negros e Negras da UFSC – abre atividades do seu III Mês da Consciência Negra com a 8ª edição do “Um Abraço Negro”, nesta sexta-feira e sábado, 7 e 8 de novembro, no campus de Florianópolis da UFSC.

7/11

12h – Roda de conversa
Tema:  O negro no “mundo dos brancos” e consciência negra sob a definição de Steve Biko
Exibição do filme Compasso de Espera (direção: Antunes Filho)
Local: Centro de Ciências Físicas e Matemáticas (CFM), prédio redondo, sala 403, próximo ao Centro de Comunicação e Expressão (CCE)

8/11

11h – Almoço de integração com a comunidade universitária com feijoada afro-brasileira e vegetariana no Restaurante Universitário (RU)
Apresentações artístico-culturais: Grupo Samba 7, Roberta Lira e convidados
Confira as fotos da 7ª edição do “Um Abraço Negro”

 

Um pouco mais sobre o projeto “Um Abraço Negro”

O Coletivo Kurima – Estudantes Negros e Negras da UFSC – realiza o evento “Um Abraço Negro” na UFSC em diferentes meses do ano. O formato novo está dividido em dois dias, com exibição de curtas e roda de conversa na sexta-feira, sobre a temática negra. No sábado, almoço com culinária tradicional de matriz africana, feijoada afro-brasileira e vegetariana, com som feito por Djs e show com o Grupo Samba 7, a cantora Roberta Lira e convidados. O evento é bastante esperado pela comunidade universitária.

A 8ª edição do “Um Abraço Negro” faz parte da programação especial do “Mês da Consciência Negra do Coletivo Kurima”, que estará disponível a partir desta sexta-feira, 7 de novembro, nas redes sociais. O evento cultural, de interação, pesquisa e de trocas de saberes é um movimento estudantil independente, realizado por um coletivo de acadêmicos negros empenhados em cultivar um espaço de identificação para os estudantes negros/as para o fomento e a valorização do samba, de sua tradição junto às feijoadas de sábado que ocorrem país afora e também na UFSC. Esta manifestação cultural afro-brasileira já contou com a participação de mais de 9 mil pessoas e vem conquistando o respeito de parcela da comunidade universitária.

Relembrando a história e servindo uma das antigas “comidas de senzala”, transformada na tradicional feijoada com samba, geralmente realizadas aos sábados, nas mais diferentes localidades do país, sendo este um momento de encontro agradável, proposta do projeto.

Assim, preservando a memória das antigas confraternizações de diversos povos africanos e de seus descendentes nas senzalas, que eram transformadas em zonas de integração das diferentes representações africanas ali encarceradas, juntas; mesmo sofrendo os mais atrozes tratamentos, repassaram, misturam e transformaram culturas e que hoje dão origens às diferentes tradições, manifestações culturais e artísticas afro-brasileiras.

Preservar esta memória e repassar este costume de integrar-se, é uma das formas de repassar a força e o poder que existe nestas culturas. Um refúgio à ancestralidade, ao culto às tradições da arrancada mãe África; este é o momento de estar no lar. Um evento que abre espaço para a cultura e a arte negra na Universidade, fortalecendo a memória, o resgate, a valorização artístico-cultural de matriz africana, com destaque para o Samba de Raiz, trazendo a importância das reflexões sobre os temas referentes às questões da população negra de forma mais próximas ao enfrentamento ao racismo, como maneiras mais leves, significativas, importantes para a promoção da igualdade racial e para processos mais saudáveis nas relações étnico-raciais.

Fonte: Coletivo Kurima

Contatos:

Renata Lima – 9909-2212 (Psicologia)

Roberta Lira – 9914-2493 (Artes Cênicas)

Ayó Poet – 9822-5598 (Medicina)

Josiane Lins – 9965-9076 (Direito)

Gabriel Trindade – (35) 29958-2431 (Engenharia de Alimentos)

Yara Tatiane – 9845-5420 (Ciências Sociais)

Manoela Costa – 8843-5711 (Nutrição)

Cinthia Oliveira – 9633.6091 ( Psicologia)

Mais informações: https://www.facebook.com/coletivo.kurima

Informações e denúncias de racismo: coletivokurima@gmail.com

Tags: Coletivo KurimaIII Mês da Consciência NegraUFSCUm abraço negro