Contribuições da comunidade ao Plano de Desenvolvimento Institucional superam o número esperado
Terminou a etapa de sistematização das contribuições na consulta pública para o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) UFSC 2015 – 2019. Entre 8 de setembro e 10 de outubro, a comissão encarregada de elaborar o documento recebeu 181 sugestões de mudanças e acréscimos à minuta inicial, que estava publicada na internet. No dia 25 de setembro, começou a organização e avaliação dessas sugestões. No final, 125 delas foram acatadas e incluídas. “Quanto às que não entraram, isso não significa que sejam ruins ou inaproveitáveis”, esclarece o pró-reitor de Planejamento e Orçamento, Antonio Cezar Bornia. “Várias delas são muito boas para o funcionamento da UFSC, mas não necessariamente para o PDI”.
Bornia apresentou o resultado do trabalho em apresentação pública na tarde de segunda-feira, no auditório da Reitoria. Foi a ocasião também de responder a dúvidas sobre motivos de inclusão ou não das contribuições apresentadas. Ele destacou ainda a importância da participação popular acima da expectativa. “Houve sugestões de todo tipo. Algumas eram questões burocráticas, correções ortográficas ou até questionamentos de visões filosóficas”, diz. Ainda nesta semana, o documento já com as mudanças deve passar por revisão ortográfica e gramatical e ser enviado ao Gabinete da Reitoria. Depois disso, a versão final da minuta do PDI será apresentada ao Conselho Universitário (CUn), que também pode apresentar novas mudanças antes de aprová-lo, o que deve ser feito ainda em 2014.
O PDI é um instrumento obrigatório de gestão, exigido pelo Ministério da Educação, que o define como “o documento que identifica a Instituição de Ensino Superior (IES), no que diz respeito à sua filosofia de trabalho, à missão a que se propõe, às diretrizes pedagógicas que orientam suas ações, à sua estrutura organizacional e às atividades que desenvolve e/ou pretende desenvolver”. É utilizado pelo MEC também para avaliação da instituição e seus cursos.
Mais informações: proplan.ufsc.br
Fabio Bianchini/Jornalista da Agecom/DGC/UFSC
fabio.bianchini@ufsc.br