Agenda Cultural: 8ª Semana de Cinema da UFSC debate cinema independente
A 8ª Semana de Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) começa nesta segunda, 15 de setembro, e destaca o cinema independente e suas possibilidades através de palestras, mesas de debate, mostras de filmes abertos ao público e gratuitos. Os participantes poderão conversar com os envolvidos na produção das obras apresentadas e especialistas em política de produção audiovisual, como Anita Simis e André Gatti. Organizado pelos alunos da graduação do curso de Cinema, o evento será realizado no Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC e vai até sexta-feira, dia 19.
Com exceção das oficinas, que tiveram o período de inscrições encerrado no último dia 10, toda a programação do evento é aberta. “O tema em si é a atração principal. Todos os convidados tratam de um assunto muito próximo ao público alvo: O cinema independente. É a produção que predomina dentro do nosso curso e um modo de fazer amplamente utilizado no cinema”, afirma Leonardo Gatti, um dos organizadores do evento. No dia 19, ocorrerá uma mostra especial de curtas no auditório da Biblioteca Universitária, com início previsto para as 14 horas. A 8ª Semana de Cinema da UFSC é um projeto contemplado pelo Edital Procultura da Secretaria de Cultura (Secult) da UFSC.
Mostras:
Curta-metragem “O Tempo Que Leva” – Direção Cíntia Domit Bittar
Seguido de conversa com as produtoras Carol Gesser e Ana Paula Mendes e a diretora Cíntia Domit Bittar
Data: 15 de Setembro
Hora: 18h30 – 20h30
Local: Auditório Henrique Fontes – CCE/UFSC
“Quando Sinto que Já sei” – Direção Antonio Sagrado, Raul Perez e Anderson Lima
Seguido de conversa com o diretor Antonio Sagrado
Data: 16 de Setembro
Hora: 18h30 – 22h
Local: Auditório Henrique Fontes – CCE/UFSC
“Doña Julia” – Direção Felipe Restrepo
Seguido de conversa com o diretor
Data: 17 de Setembro
Hora: 18h30 – 22h
Local: Auditório Henrique Fontes – CCE/UFSC
“O Outro Maradona” – Direção Gabriel Amiel e Ezequiel Luka
Seguido de conversa com os diretores
Data: 18 de Setembro
Hora: 18h30 – 22h
Local: Auditório Henrique Fontes – CCE/UFSC
Apresen
“Coprodução Internacional Independente: um estudo de caso da produção Quito 2023”
De Lucas Morello (UFSC)
Em um universo sul-americano de possibilidades, onde os recursos são escassos para a produção cinematográfica, a perspectiva da coprodução torna-se um catalisador do filme. O trabalho apresenta os caminhos percorridos durante a produção e, principalmente, na finalização do longa-metragem de ficção científica Quito 2023. O filme é uma coprodução entre a El Imaginario Colectivo do Equador e a Empresa Júnior de Cinema da UFSC – Café & Fita Crepe.
Data: 15 de Setembro
Hora: 20h30 – 21h15
Local: Auditório Drummond – CCE/UFSC
“A estrada que nunca termina – Um estudo sobre road movie e sexualidade no cinema de Gus Van Sant”
Henrique Rodrigues ( UFSCar)
Este seminário pretende estabelecer pontos de congruência entre a representação da sexualidade no cinema queer e as características do gênero road movie, refletindo sobre esta relação através da análise do filme Garotos de Programa (My own private Idaho, 1991) de Gus Van Sant.
Data:15 de Setembro
Hora: 21h15 – 22h
Local: Auditório Drummond – CCE/UFSC

































