Comunidade pode participar no PDI UFSC 2015-2019 

09/09/2014 16:54

A consulta pública para o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) UFSC 2015 – 2019 está aberta para as contribuições de toda a comunidade. A solenidade de lançamento, na noite de segunda-feira, 8 de setembro, no auditório da Reitoria, foi rápida e direta: o pró-reitor de Planejamento e Orçamento, Antonio Cezar Bornia, apresentou o propósito, a estrutura, o sistema de elaboração e o cronograma para o PDI.

Apresentação PDI - Foto Henrique Almeida-4

Foto: Henrique Almeida/Agecom/DGC/UFSC

O PDI é um instrumento obrigatório de gestão, exigido pelo Ministério da Educação, que o define como “o documento que identifica a Instituição de Ensino Superior (IES), no que diz respeito à sua filosofia de trabalho, à missão a que se propõe, às diretrizes pedagógicas que orientam suas ações, à sua estrutura organizacional e às atividades que desenvolve e/ou pretende desenvolver”. É utilizado pelo MEC também para avaliação da instituição e seus cursos.

Para constituir o PDI, uma comissão elaborou uma minuta inicial, que estará disponível, até 10 de outubro, no site do Departamento de Planejamento e Gestão da Informação (DPGI), onde também há um formulário para receber as contribuições. Nele, há espaço para o participante indicar as páginas e as linhas em que considera caber modificação, o texto das mudanças sugeridas e suas justificativas.

Enquanto isso, de 25 de setembro a 20 de outubro, essas contribuições começam a ser sistematizadas, avaliadas e acatadas ou não. Devem ser realizadas também audiências presenciais abertas à comunidade. “Nesses encontros, vamos apresentar o PDI à comunidade, e as pessoas terão a oportunidade de questionar suas mudanças, quais entraram. E, se apresentarem argumentos que a Comissão considere pertinentes, pode reconsiderar essas contribuições”, explica Bornia.

Depois disso, a versão final da minuta do PDI será apresentada ao Conselho Universitário (CUn), que também pode apresentar novas mudanças antes de aprová-lo, o que deve ser feito ainda em 2014. “A contribuição pública é muito importante porque a Comissão tem representantes de todos os setores e unidades, englobando experiências diferentes. Mas é uma visão técnica, de administradores”, diz Bornia. “As pessoas podem conhecer problemas e questões que acabam não chegando aos gabinetes e, por isso, oferecem uma visão mais ampla. E, como é um processo rápido, com essa visão da comunidade temos mais gente para olhar todo o documento e colaborar para seu aperfeiçoamento”.

Mais informações: http://proplan.ufsc.br/

Minuta do PDI e formulário de contribuição: http://dpgi.proplan.ufsc.br/consulta-publica-sobre-o-pdi-2015-2019/

Fabio Bianchini/Jornalista da Agecom/DGC/UFSC
fabio.bianchini@ufsc.br

Claudio Borrelli/Revisor de Textos da Agecom/DGC/ UFSC

 

 

 

Tags: abertura consulta pública PDIPDI 2015 - 2019plano de desenvolvimento institucionalUFSC