Nova direção do Núcleo de Desenvolvimento Infantil da UFSC toma posse

17/07/2014 15:46

Na terça-feira, 16 de julho, foram empossadas pela reitora Roselane Neckel a nova diretora do Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC),  professora Eloísa Helena Teixeira Fortkamp, e a coordenadora administrativa Cecília Hobold, para a gestão 2014-2018.

Antes da cerimônia de posse, a Agência de Comunicação da UFSC (Agecom) conversou com a diretora Marilene Dandolini Raupp – que exerceu o mandato 2010-2014 e fez um balanço dessa gestão – e com Eloísa, que falou dos novos projetos e desafios.

Marilene disse que sai muito satisfeita e com a sensação do dever cumprido, após quatro anos de realizações. Destacou que três dos quatro blocos do NDI foram completamente reformados – o que melhorou a infraestrutura e humanizou as condições de trabalho. Os recursos didáticos e pedagógicos também foram aperfeiçoados.

Para a professora o maior avanço do NDI foi o político, destacando-se sua abertura à comunidade, com 100% das vagas públicas; o reconhecimento pelo MEC do NDI como um colégio de aplicação (num contexto em que estava ameaçado de ser municipalizado); a instituição do banco de equivalentes de professores EBTT (Ensino Básico Técnico e Tecnológico); o encaminhamento ao Conselho de Unidade do Centro de Ciências da Educação (CED), ao qual o NDI é ligado, da proposta de regimento do núcleo; a publicação da proposta curricular (Projeto Político-Pedagógico), considerando-se que já foi publicado o primeiro volume, isto é, o das bases teóricas; o reconhecimento, pela administração central da UFSC, das coordenações pedagógicas, de pesquisa e extensão do NDI, por meio de portaria da Reitoria; a inclusão do núcleo no Fórum de Diretores da UFSC, a partir da administração atual; e a implementação do curso de especialização lato sensu em Educação Infantil.

Marilene e a coordenadora administrativa Dalânea Cristina Flor produziram um relatório ilustrado dos quatro anos da gestão e um vídeo de 15 minutos, exibido durante a cerimônia, com um balanço da administração.

Eloísa, a nova diretora, ingressou no NDI em 1985 e está finalizando o doutorado em Psicologia. A gestão que está assumindo é para ela um projeto profissional e de vida para o qual vem se preparando há quase 30 anos. Destacou que tem muito orgulho em fazer parte de um grupo que tem trabalhado continuamente na busca de um NDI de qualidade e que seja referência tanto estadual como nacional; enfatizou os avanços políticos da gestão anterior, em especial a abertura do núcleo à comunidade – sonho antigo para ela –, a portaria do MEC que reconheceu o NDI como Colégio de Aplicação e o curso de especialização em Educação Infantil, do qual ela faz parte e que já está na sua terceira edição. Além disso, mostrou-se grata às gestões anteriores, que possibilitaram ao NDI atingir o nível de qualidade atual por meio de muitos avanços.

Como propostas e desafios estão o fortalecimento dos projetos institucionais, sobretudo o projeto de inclusão, que busca fazer do NDI um espaço de referência nacional nesse tema; a redução da hora-aula docente, que atualmente é a mais alta da UFSC, possibilitando o fortalecimento da pesquisa e extensão e a continuidade da socialização do conhecimento do núcleo para as escolas públicas municipais, outras universidades e outros estados; a continuidade do trabalho de formação de professores e a reforma do quarto bloco. Todo o trabalho do núcleo é visto como uma relação de compromisso com a criança e a família, entendendo-se que isso é essencial e imprescindível para a educação infantil.

Eloísa tem duas filhas que estudaram no NDI e fez um doutorado sanduíche em Portugal, quando pôde conhecer a situação de outras creches e escolas infantis.

Além da reitora Roselane Neckel, estiveram presentes à cerimônia Julian Borba, pró-reitor de Graduação; Nestor M. Habkost , diretor do Centro de Ciências da Educação (CED);  Juarez Vieira do Nascimento,  pró-reitor adjunto de Pós-Graduação; Zilma Gesser Nunes, secretária de Cultura da UFSC; Adir Garcia, diretor de Ensino da Prograd; David Costa, diretor do Departamento de Metodologia de Ensino do CED; e José Análio de Oliveira Trindade, diretor do Colégio de Aplicação, que também está terminando mandato. Também compareceram à solenidade a equipe do NDI, familiares, amigos e professores aposentados do núcleo.

Marilene fez um balanço do período; agradeceu à equipe, à gestão e à família; e recebeu homenagens, além de anunciar sua aposentadoria, após 32 anos de magistério, dos quais 27 na UFSC.

Eloísa, comovida, falou dos desafios da nova gestão, agradeceu o apoio da equipe e destacou a importância da missão que assume como um projeto longamente construído, com o apoio da família.

Roselane disse que estava lá em duas posições: a primeira como reitora e a segunda como representante de pais e mães, uma vez que seus filhos – Clara e Francisco – foram alunos do NDI. Relatou que acompanhou a luta dos últimos dois anos para que o NDI e o Colégio de Aplicação seguissem como espaços de referência e não houvesse a municipalização do núcleo. Para ela, Marilene tem uma qualidade importante para um gestor: a persistência, já que “ela não desiste nunca”, além do comprometimento com o coletivo. “Tenho certeza, pelo que conheço de Eloísa há tantos anos, de que haverá a continuidade desse trabalho em que ainda há muito a fazer, já que todos juntos somos fortes (lema da chapa), mesmo com momentos de divergência e debates – que, na verdade, contribuem para a equipe”, afirmou a reitora. Destacou ainda o curso de especialização em Educação Infantil, que chegou ao campus de Araranguá e a Chapecó e é referência estadual e orgulho para a UFSC, em especial para ela, que, quando visita as prefeituras, recebe solicitações da presença da equipe desse curso. Além disso, agradeceu ao NDI, pois, para ela, a educação infantil é essencial à formação do caráter de seus alunos; manifestou o profundo respeito que nutre pela equipe do núcleo e por seu papel na formação de pessoas éticas e solidárias, e finalizou: “Nós temos um papel importante na educação infantil. Contem conosco para que esse trabalho continue sempre. Parabéns a todos vocês”.

Mais informações:
(48) 3721-2788

Veja também:
Relatório de Gestão 2010-2014


Alita Diana/Jornalista da Agecom/UFSC

alita.diana@ufsc.br

Claudio Borrelli / Revisor de Textos da Agecom / Diretoria-Geral de Comunicação/ UFSC

Fotos: Jair Filipe Quint / Agecom / Diretoria-Geral de Comunicação/ UFSC

 

Tags: NDIUFSC