Rubens da Cunha vence Prêmio Cruz e Sousa da EdUFSC

27/05/2014 16:42

O diretor da EdUFSC divulga o vencedor do Prêmio Cruz e Sousa de Poesia. Foto: Henrique Almeida/Agecom/UFSC

O escritor, cronista e crítico teatral Rubens da Cunha foi o vencedor do Prêmio Cruz e Sousa de Poesia da Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (EdUFSC). O resultado foi anunciado nesta terça-feira, 27, na Sala de Reuniões do Conselho Editorial pelo diretor da Editora Fábio Lopes. A obra Curral, vencedora entre 40 concorrentes, será publicada até o final deste ano. Outros dois autores mereceram menções honrosas: Alckmar Luiz dos Santos, com Dos desconcertos da vida filosoficamente considerada; e Eduardo Silveira, com Calopsita. A Comissão Julgadora foi composta por Péricles Prade, presidente da Academia Catarinense de Letras (ACL); Ronald Augusto, poeta e crítico literário; e Fábio Lopes, professor e diretor da EdUFSC. Esta é a quarta edição do concurso que procura estimular e valorizar a literatura produzida em Santa Catarina. O próximo concurso deverá contemplar o conto ou o romance. A palavra final será dada pelo Conselho Editorial.

Natural de Joinville, Rubens da Cunha faz doutorado em Literatura na UFSC e estuda a obra teatral da escritora Hilda Hilts. É autor de cinco livros, um deles, Casa de paragem, publicado pela EdUFSC dentro da extinta Coleção Ipsis Litteris, que era destinada a revelar novos talentos. Rubens, além de escritor, atua no magistério. Seu livro foi selecionado por “reunir rigor formal e intensidade”, sublinhou Fábio Lopes em nome da Comissão Julgadora.

O concurso anterior, na categoria crônica, premiou o livro Crônicas das cidades partidas, de Jeana Laura da Cunha, que será lançado no dia 5 de junho, às 19h30min, no Beiramar Shopping, na Capital.

Contatos com Rubens: (48)9645-7712; rubensdacunha@gmail.com

Moacir Loth/jornalista da Agecom/UFSC

Tags: EdUFSCPrêmio Cruz e Sousa de PoesiaUFSC