Reitora participa de solenidade de assinatura de contrato para obras do PAC

23/05/2014 14:45

Reitora Roselane Neckel participa como testemunha de assinatura de contrato entre Prefeitura Municipal e Caixa Econômica Federal que financiará obras de mobilidade urbana próximo ao campus Trindade. (Fotos: Petra Mafalda/PMF)

A reitora Roselane Neckel participou, na manhã desta sexta-feira, 23, da solenidade que marcou a assinatura do contrato de financiamento junto à Caixa Econômica Federal para obras voltadas à melhoria da mobilidade urbana próximo ao campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis. A assinatura aconteceu durante a abertura do 10º Feirão da Casa Própria da Caixa e contou também com a presença da ministra de Estado Chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), Ideli Salvatti, e do prefeito Municipal Cesar Souza Júnior.

Os investimentos serão de R$ 149,8 milhões, com recursos provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade Médias Cidades, do Ministério das Cidades. A verba será direcionada à concretização de três projetos, entre eles a revitalização da Rua Deputado Antônio Edu Vieira.

A reitora comemorou a assinatura do financiamento. “A cessão do terreno para as obras da Edu Vieira é uma forma concreta de a UFSC colaborar e participar da vida da comunidade. Vamos acompanhar a execução do projeto e que venha com estrutura priorizando o transporte coletivo, os pedestres, os ciclistas e com barreira acústica”, concluiu.

O prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Júnior, destacou a atuação da reitora Roselane Neckel pela aprovação da cessão do terreno da Universidade para as obras na Edu Vieira. “Há 14 anos se debatia a duplicação da Edu Vieira e, por entraves dentro da UFSC ou dentro da Prefeitura, essa questão não andava. Finalmente conseguimos vencer esse imbróglio com diálogo e esse gesto será lembrado como marca da sua gestão, reitora. Haverá construção de rede cicloviária e diversas contrapartidas em investimentos para a UFSC”, ressaltou.

A ministra Ideli Salvatti também parabenizou a reitora e a UFSC pelo acordo. “São obras importantíssimas as deste projeto conjunto de mobilidade urbana. A prioridade para o transporte coletivo está no foco do governo federal para as cidades. Sem dúvida, os alunos, professores e servidores da UFSC serão muito beneficiados pelas obras que irão acontecer”, salientou.

O contrato assinado hoje prevê, além das obras na Edu Vieira, um teleférico interligando o centro da cidade ao bairro Trindade, passando pela comunidade do Maciço do Morro da Cruz e a construção de um anel viário, que ligará, por meio de um corredor exclusivo para ônibus na Beira-Mar Norte, a Rua Deputado Antônio Edu Vieira ao centro da capital.

A solenidade contou, ainda, com a presença do vice-prefeito João Amin, além de executivos da Caixa, como o superintendente do banco em Santa Catarina, Jacemar Bittencourt de Souza. Compareceram também parlamentares municipais e estaduais, secretários municipais e autoridades de munícipios da Grande Florianópolis.

 

 

Mayra Cajueiro Warren
Jornalista / Diretoria-Geral de Comunicação

Tags: Edu VieiraPrefeitura Municipal de FlorianópolisRoselane NeckelUFSC