Agenda Cultural: exibição do filme ‘Outro Sertão’ na Semana Acadêmica de Letras
Na programação da VIII Semana Acadêmica de Letras da UFSC consta a exibição do filme recém-lançado “Outro Sertão”, no dia 29 de maio, na Sala Hassis do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC, a partir das 8h30min. A mostra trata do interstício de vida do escritor Guimarães Rosa, como diplomata, na Alemanha nazista. Em seguida, haverá uma mesa-redonda coordenada por Maria Aparecida Barbosa, professora de literatura da UFSC. Jair Fonseca, professor de cinema e literatura da UFSC, Berthold Zilly, professor da Freie Universität Berlin, e Soraia Vilela, uma das diretoras do filme, serão os debatedores.
Sinopse
“Outro Sertão” é um documentário sobre a estada do então vice-cônsul do Brasil, João Guimarães Rosa, na Alemanha nazista, entre 1938 e 1942. Imagens de arquivo da época, documentos, testemunhos de pessoas que o conheceram e uma entrevista inédita com o próprio escritor revelam novos aspectos de sua biografia. Dividido em capítulos – A chegada, O amigo, O diário, O escritor, O diplomata, O alarme e A partida –, o documentário rastreia os quatro anos vividos por Guimarães Rosa em Hamburgo. Imagens – em grande parte feitas por amadores, alheios à estética oficial da propaganda nazista – esboçam o cenário em que ele viveu, e trechos de cartas, contos e anotações em off revelam suas impressões pessoais. Documentos inéditos (alemães e brasileiros) e testemunhos de judeus que fugiram para o Brasil por Hamburgo, bem como de amigos e críticos, recriam a experiência do escritor na Alemanha nazista.
Documentário, cor, digital, 73min, ES, 2013.
Direção: Adriana Jacobsen e Soraia Vilela.
Produção executiva: Beatriz Lindenberg.
Fotografia: Jacob Solitrenick, Yoliswa Gärtig, Thomas Keller, Roberto Reis, Adrian Cooper, Fernando Coster e Adriana Jacobsen.
Montagem: Isabela Monteiro de Castro.
Coprodução: Galpão Produções/Instituto Marlin Azul.
Mais informações: http://www.semanadeletras.cce.ufsc.br/programacao/atividades-culturais/.