Agenda Cultural: ‘7º Múltipla Dança’ tem programação na UFSC
Entre discussões, aulas práticas e apresentações, o 7º Múltipla Dança – Festival Internacional de Dança Contemporânea, contemplado pelo Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna/2013, será realizado em Florianópolis entre os dias 20 e 25 de maio, em nove locais: Centro de Desportos (CDS)/Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Casa das Máquinas, Centro de Artes (Ceart)/Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Espaço Célula Cultural, Fundação Cultural Badesc, Parque Ecológico do Córrego Grande, Teatro Ademir Rosa, Teatro da Ubro, Teatro Sesc Prainha. Em sintonia com a sua própria história, o desejo de encontro entre os artistas e a proposta de enfatizar a construção do conhecimento em torno da dança, a edição 2014 propõe estímulos reflexivos e atuação prática em torno da tarefa da crítica.
No festival serão apresentados sete espetáculos, um internacional e um único de rua, voltado ao público infantil. Com 14 convidados, a programação prevê quatro oficinas, três palestras e diálogos, três lançamento de livros, uma mostra de vídeos com 12 curtas internacionais e cinco site-specific também internacionais, além de dois documentários e 13 registros que integram o projeto Dança em Foco 10 Anos – Videodança no Brasil.
Com o patrocínio da Funarte/Ministério da Cultura, o evento reunirá profissionais de dois países e quatro estados brasileiros. A atração internacional vem da Argentina. “Maneries”, de Luis Garay& Co., coloca em cena a performer Florencia Vecino, que trabalha o corpo como material linguístico.Garay, colombiano radicado em Buenos Aires, é reconhecido pelo seu virtuosismo e contemporaneidade de seus manifestos coreográficos.
A direção geral do Múltipla Dança está sob a responsabilidade de Jussara Xavier, que também partilha a coordenação de programação e curadoria com Marta Cesar. A homenagem deste ano, uma prática adotada a cada edição, destaca a contribuição de Sandra Meyer. Doutora em artes, comunicação e semiótica (PUC/SP), professora de dança e técnicas corporais do curso de licenciatura em teatro e do Programa de Pós-graduação em Teatro – mestrado e doutorado do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), ela é autora de cerca de 80 textos críticos publicados em jornais, revistas e livros. Articuladora, sua marcante atuação estende-se do trabalho de diretora e coreógrafa do Ballet Desterro (1984-1992), à curadoria e organização de eventos, à docência na Udesc, onde atualmente está envolvida com o projeto de implantação da graduação em dança.
Nos passos de Sandra Meyer e com o desejo de ampliar conhecimento, o programa deste ano faz uma aposta no interesse de investigadores e artistas na prática da escrita, falada, filmada e dançada. “Dança e Criação”, “Corpo Presente”, “Forma-Less” e “Escrita com a Dança” são as quatro oficinas oferecidas na perspectiva de ampliar o número de críticos neste campo de saber.
Além da homenageada, Santa Catarina estará representada com os espetáculos “Solidão Pública”, de Adilso Machado e “Sobre Expectativas e Promessas”, do Cena 11 Cia. de Dança. Neste ano, “ninhos”, performance da Balangandança Cia. (SP), faz uma associação entre dança e ecologia. Dirigido por Georgia Lengos, eleocupará o Parque Ecológico do Córrego Grande. Voltada para o público infantil, a coreografia se embasa em brincadeiras de criança, movimentos de animais e à similaridade entre diferentes espécies. A obra, única apresentação de rua do evento, é subvencionada pelo Programa Rumos Dança Itaú Cultural 2012-2014.
Com o patrocínio da Funarte/Ministério da Cultura, o 7º. Múltipla Dança tem como apoiadores: Itaú Cultural e Rumos Itaú Cultural, projeto Dança em Foco, Centro de Artes (Ceart)/Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Serviço Social do Comércio (Sesc), Komcorp, Contexto, Célula Cultural, Fundação Cultural Badesc, governo do Estado de Santa Catarina/Fundação Catarinense de Cultura, Prefeitura de Florianópolis/Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes/Fundação Municipal de Meio Ambiente (Floram)/Parque Ecológico do Córrego Grande.
Múltipla Dança em números:
Convidado internacional: Argentina
Dois países: Brasil e Argentina
Quatro Estados: Santa Catarina, São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro
Duas representações de Santa Catarina: Cena 11 Cia. de Dança e Adilso Machado
Seis espetáculos: “O Tempo do Meio” (RJ), “Finita” (RJ), “Solidão Pública” (SC), “Fole” (PR), “Sobre Expectativas e Promessas” (SC), “Maneries” (Arg.)
Um espetáculo infantil: “Ninhos” (SP)
Uma homenageada: Sandra Meyer
Quatro oficinas: Dança e Criação, Corpo Presente, Forma-Less e Escrita com a Dança
Uma mostra de vídeo: seis curtas internacionais, cinco site-specific internacional, cinco big dance shorts, dois documentários e 13 registros que integram Dança em Foco 10 Anos – Videodança Brasil
Um dispositivo de interlocução: Múltiplas Escritas terá Sandra Meyer e Anderson do Carmo na coordenação de uma estrutura móvel e conectiva que estimulará durante o festival a reflexões e escritas sobre a dança
Uma palestra: “Exercício Crítico”
Três diálogos: “Pesquisa Biográfica em Dança”(diálogo), “Fomento à Dança: Ações de Sustentabilidade” e “Exercício Crítico”
Três lançamentos de livros: “Uma Vida em Dança: Movimentos e Percursos de Denise Stutz”, de Lilian Vilela (Annablume, 2013); “Dança com a Crítica”, de Joubert Arrais e outros autores (Projeto Crítica com a Dança – Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2011); “Antropologia da Dança I”, organização de Giselle Guilhon (Insular, 2013)
Um pré-lançamento de documentário: “Limiares – Anderson João Gonçalves”, de Sandra Meyer
Catorze convidados: Adilso Machado, Alejandro Ahmed, Ana Francisca Ponzio, Bia Mattar, Balangandança Cia.,Denise Stutz, Esther Weitzman, Grupo Cena 11 Cia. de Dança, Joubert Arrais, Lilian Vilela, LuisGaray, Marcelo Leal, Michele Moura e Sandra Meyer
Uma festa de confraternização: Célula Cultural, mediante inserção do nome em lista
Ingressos: tudo gratuito. Devem ser retirados no local, uma hora antes dos espetáculos
Locais:
* Casa das Máquinas: rua Henrique Veras do Nascimento, 50, Lagoa da Conceição, tel.: 3232-1514
* CDS/UFSC: Campus Universitário, Trindade
* Ceart/Udesc: av. Madre Benvenuta, 1907, bairro Itacorubi
* Célula Cultural: rod. João Paulo, 75, bairro João Paulo, tel.: 3234-5078
* Parque Ecológico do Córrego Grande (Horto Florestal): rua João Pio Duarte Silva, 535, bairro Córrego Grande, tel.: 3234-3522
* Teatro da Ubro: escadaria da rua Pedro Soares, 15, Centro, tel.: 3222-0529
* Teatro Álvaro de Carvalho (TAC): rua Mal Guilherme, 26, Centro, tel.: 3028-8070
* Teatro Ademir Rosa (CIC): av. Gov. IrineuBornhausen, 5600, bairro Agronômica, tel.: 3953-2334
* Fundação Badesc, rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, tel.: 3224-8846
Programação: www.multipladanca.art.br e https://www.facebook.com/festivalmultipladanca/events
Contatos:
Jussara Xavier (48) 9946-4731 (coordenadora) multipladanca@gmail.com
Assessoria de imprensa: NProduções Néri Pedroso (jorn.) neripedroso@gmail.com (48) 9911-9837/3248-4158
Assistente de comunicação: Paloma Brum paloma.brum.br@gmail.com (48) 9670-9642