Equipe de Eficiência Energética participa de competição internacional

Protótipo E3P05, que recebeu o nome de Senna, em homenagem ao piloto brasileiro. Foto: Guilherme Longo
Quatrocentos e doze quilômetros por litro de combustível. Essa é a maior marca já conquistada pela e3 – Equipe UFSC de Eficiência Energética -, projeto ligado ao UFSC Compete, e os alunos envolvidos terão, mais uma vez, a oportunidade de quebrá-la. Entre os dias 24 e 27 de abril, a Equipe participará da edição 2014 da Shell Eco Marathon Americas, principal competição continental de eficiência energética. O evento será realizado na cidade de Houston, no Texas, no Discovery Green Park.
A competição, que envolve universidades de toda a América, é a etapa mais antiga e difundida do evento mundial de universidades em protótipos de veículos de eficiência energética nas categorias carro à gasolina, a etanol e eletricidade. Esta é a terceira participação da equipe no evento. Em 2012, obteve o sétimo lugar na categoria de protótipos movidos à gasolina, com a marca de 412km/litro. No ano seguinte, uma batida envolvendo o protótipo Arara Azul impediu a e3 de obter uma marca na competição. O episódio foi retratado no documentário “The Road to Houston”, realizado pela produtora britânica Darlow Smithson Production que mostrou a preparação e a participação da e3 e outras equipes no evento.
Hoje a e3 conta com cerca de 15 membros efetivos dos cursos de Engenharia Civil, Controle e Automação, Eletrônica, Mecânica e de Produção, além dos cursos de Física e Jornalismo. O projeto é orientado pelo professor Henrique Simas, do Departamento de Engenharia Mecânica. Para projetar o carro, a e3 considera vários aspectos na busca pela eficiência como peso, distribuição da massa, aerodinâmica, pneus, rigidez estrutural e direção eficiente. Os estudantes utilizam um motor de quatro tempos com 1,7hp, geralmente utilizado em máquinas de cortar grama, modificado para se tornar mais hábil.
Neste ano, a equipe contará com sete representantes na Shell Eco Marathon, alunos das Engenharias Mecânica, Civil, de Controle e Automação e Jornalismo. O E3P05, que recebeu o nome de Senna, em homenagem aos 20 anos da morte do ex-piloto brasileiro, será o protótipo participante na competição. O carro fez também uma homenagem à Santa Catarina, tendo o formato da bandeira do estado em sua carenagem.
Nesta edição do evento participam mais de 120 equipes de diversos países da América. Além da e3, outros times de universidades brasileiras estão presentes, como a Universidade Federal de Itajubá (Unifei) e o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG).
Paralelamente ao evento, a equipe abrirá o processo seletivo para o primeiro semestre de 2014. Em alguns dias serão divulgados o formulário de inscrição e os detalhes do processo. Para mais informações sobre a participação da equipe na Shell Eco Marathon Americas e o processo seletivo, basta acessar a página oficial da equipe no Facebook: facebook.com/e3ufsc.
Fonte: Guilherme Longo /Equipe UFSC de Eficiência Energética / guilherme.longo93@gmail.com