Documentário de estudantes de jornalismo da UFSC será exibido no Canal Futura

15/04/2014 12:02

Estudantes de jornalismo filmam “Futuros Engenheiros”. Foto Guilherme Longo/Jornalismo UFSC

Nesta quinta-feira, 17 de abril, vai ao ar no programa “Sala de Notícias” do Canal Futura o documentário “Futuros Engenheiros”, uma produção dos estudantes de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina, com direção de Maria Luiza Buriham e orientação do professor Antonio Brasil. Essa foi a única produção catarinense selecionada no “3º Chamado Público do Núcleo de Jornalismo do Canal Futura – Edição Especial para Audiovisuais Realizados por Estudantes”, em parceria com o Globo Universidade e a Associação Brasileira de Televisão Universitária.

O documentário tem como tema o ensino de engenharia no Brasil e aborda o diferencial da formação dos alunos que se envolvem com a tarefa interdisciplinar de construir protótipos veiculares mais eficientes, aplicando conhecimentos teóricos adquiridos e aprendendo através de projetos. O cenário principal das gravações é a X Maratona Universitária da Eficiência Energética, que aconteceu no Kartódromo Ayrton Senna, São Paulo.

As entrevistas que compõem o documentário foram realizadas com seis estudantes, vindos de escolas públicas e privadas –  Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade de São Paulo, Universidade Estadual de Santa Cruz (BA), Universidade Federal de Santa Maria (RS), Universidade Federal de Itajubá (MG) e Universidade Anhembi Morumbi (SP).

“A conversa com os futuros engenheiros traz os desafios e dificuldades enfrentados, a ousadia e o espírito de equipe. É apaixonante ouvir o que eles têm para dizer!”, diz Maria Luiza Buriham, diretora da produção.

SINOPSE:

Jovens estudantes constroem protótipos veiculares dentro das Universidades e participam anualmente da Maratona Universitária da Eficiência Energética, no Kartódromo Ayrton Senna, São Paulo. A conversa com os futuros engenheiros traz a tona o perfil desses estudantes e das escolas a que pertencem, refletindo o empreendimento, a vontade de fazer acontecer, as dificuldades enfrentadas, a ousadia, a oportunidade de os jovens se conectarem e suas contribuições com pesquisas de eficiência energética.

Direção e roteiro: Maria Luiza Buriham

Orientação: Antonio Brasil

Produção Executiva e pesquisa: Maria Luiza Buriham

Direção de Fotografia: Lucas Amarildo

Renata Bassani: Maria Luiza Buriham

Direção de arte: Eduardo Silva e Felipe Figueira

Edição e finalização: Maria Luiza Buriham

Maria Luiza Buriham de Siqueira/ estudante de Jornalismo da UFSC
Repórter e editora do projeto “Correspondente Universitário”

Foto destaque capa: Renata Bassani/estudante de Jornalismo da UFSC
Tags: Antonio Brasilcanal futuradocumentárioFuturos EngenheirosJornalismo UFSCMaria Luiza Buriham