Reitoras participam de audiência pública, às 16h, para discutir encaminhamentos após ação policial

26/03/2014 10:32

Está marcada para às 16h desta quarta-feira, 26 de março, uma audiência com as reitoras Roselane Neckel e Lúcia Helena Martins Pacheco, e representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal de Santa Catarina (Sintufsc), professores e Diretório Central dos Estudantes para tratar do conflito ocorrido na UFSC na tarde de ontem. O evento será no Auditório Garapuvu, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, e foi proposto pela Reitora em negociação ontem, 25 de março, com os estudantes. Durante a tarde da última terça-feira, representantes da Reitoria, diretores de centros de ensino e o Procurador da Procuradoria Federal tentaram negociar com as autoridades policiais, a fim de evitar o conflito. Ao mesmo tempo, as reitoras estavam em contato direto com órgãos federais, inclusive ministérios, solicitando uma mediação desses órgãos para que não ocorresse um previsível desfecho violento. Assista à transmissão ao vivo da audiência.

O conflito com a polícia teve início após protestos contra a prisão, pela Polícia Federal, de um aluno do curso de Geografia que estaria com uma pequena quantidade de maconha no campus, em área próxima ao CFH, no final da tarde de terça-feira. A reitoria não foi comunicada previamente sobre a ação que colocou em risco a integridade de membros da comunidade universitária.  Centenas de estudantes ocuparam o prédio da Reitoria, onde passaram a noite. Os estudantes mantêm a Reitoria interditada até este momento.

Os estudantes marcaram uma assembleia geral para esta quarta-feira, às 11h, também no Auditório Garapuvu. Três assuntos fazem parte da pauta: a presença da polícia militar no Campus, projeto de segurança para UFSC e greve dos servidores.

Tags: audiência públicaSegurançaUFSC