Mostra de Iniciação Científica no Colégio de Aplicação
A 3ª Mostra Interna de Iniciação Científica do Colégio de Aplicação (CA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) ocorreu no dia 7 de março, com a participação de alunos que cursam atualmente o ensino médio ou o concluíram no ano passado. Pesquisas foram apresentadas nas áreas de ciências humanas, linguagem e ciências exatas. Professores e monitores acompanharam a apresentação, além dos diretores José Analio de Oliveira Trindade, do CA; e Manoel Pereira Rego Teixeira dos Santos, de Ensino. A mostra é uma das etapas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) para o ensino médio na UFSC.
Colegas de turma dos participantes da mostra, além de alunos do 4ª, 5º e 9º anos do ensino fundamental assistiram à apresentação. A separação dos trabalhos entre seis salas de aula foi realizada para que cada uma recebesse ao menos uma pesquisa de cada área estudada. Os temas eram diversos: estudos sobre saúde – como obesidade infantil e AIDS – dividiram espaço com resgates da literatura de Franklin Cascaes e reflexões a respeito da construção de gênero no desenho animado Os Flintstones. Banners nos corredores também mostravam tópicos investigados pelos estudantes.
Após a abertura do evento, no auditório do CA – conduzida pela professora Josalba Ramalho Rivieira –, os alunos escolheram as salas de acordo com seu interesse; cada apresentação, que contava com o auxílio de slides e outros recursos visuais, durava de 20 a 30 minutos. A motivação da pesquisa, as fontes e a metodologia utilizada eram comentadas. Ao final, os alunos retornaram ao auditório, onde assistiram a um vídeo de encerramento.
Em 2014, 30 alunos tornaram-se bolsistas do Pibic, programa vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Para conseguir a vaga, os candidatos tiveram que formular a ideia de seu projeto e apresentá-la aos possíveis orientadores, passar por entrevistas e ter seu rendimento escolar analisado. Depois de selecionados, os estudantes apresentaram os pré-projetos, construíram sua pergunta de pesquisa e escolheram a metodologia.
Os benefícios de iniciar a pesquisa científica no ensino médio não se limitam ao ambiente escolar – os participantes têm prioridade no Pibic para graduação e no programa Ciência Sem Fronteiras. A professora Josalba destaca que a experiência de lidar cedo com pesquisa melhora o desempenho do aluno nos estudos, a confiança e a curiosidade. “O estudante que se compromete transforma-se na sala de aula, ganha autonomia, aprofunda conhecimentos em todas as áreas e aprende a escrita acadêmica”, comenta.
Normalmente o prazo de vencimento das bolsas é no início do ano; porém, em 2014, para adaptar-se ao calendário da graduação – no qual as pesquisas iniciam-se na metade do ano –, os atuais bolsistas receberão o benefício até o mês de julho. Nos meses finais, ocorre a conclusão dos trabalhos e relatórios, cuja entrega se dará juntamente com a dos alunos da graduação, em outubro, no 3º Seminário de Iniciação Científica (SIC) do ensino médio.
Mais informações: Coordenadoria de Pesquisa e Extensão – (48) 3721-2403
Matheus Alves/Estagiário de Jornalismo da Agecom/UFSC
Claudio Borelli/Revisor de Textos da Agecom/Diretoria-Geral de Comunicação/UFSC