Exposição de tirinhas no Colégio de Aplicação

13/03/2014 17:06

O Espaço Estético do Colégio de Aplicação (CA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) inicia o ano letivo com a mostra “História em Quadrinho no CA”, nesta quinta-feira, 13 de março, e segue até 30 de abril, das 8h às 18h, de segunda a sexta. A abertura será no dia 18 de março (terça-feira), às 16h, com a presença de professores, coordenadores e alunos. O Espaço Estético está aberto ao público para conferir o humor presente nas tirinhas dos alunos do Colégio, resultado de um trabalho desenvolvido na disciplina de Língua Portuguesa, pelos alunos dos sétimos anos, no último semestre de 2013.

A produção de tirinhas sobre o cotidiano escolar foi avaliada por júri formado pelos professores do CA: José Alvim (Teatro), Marcia Bernal (Matemática) e Sandra Mendonça (Geografia).

Em grande parte dos processos de formação de leitores, principalmente na infância, as histórias em quadrinhos (HQs) estão presentes; porém, não é incomum que adultos continuem a lê-las. Estudiosos desse gênero explicam que o fascínio pelas tirinhas está na potencialidade de comunicação imediata presente na linguagem gráfica.

O tema das histórias em quadrinhos é conteúdo permanente nos sétimos anos do CA. Em 2014, a professora de Português Arlyse Ditter escolheu o gênero de HQ que considera mais enxuto e politizado: a tirinha jornalística. Em sala de aula, a turma desfrutou o humor ácido e crítico de As Cobras, de Luís Fernando Veríssimo, além das tirinhas do catarinense Armandinho, na qual o protagonista fixo é um garoto que, mantendo a inocência, é capaz de questionar muitos tabus e verdades não discutidas no mundo adulto.

Durante as leituras, os estudantes perceberam algumas características comuns entre as tirinhas: “elas têm uma pegada política”; “dá para a gente entender muito sobre o cotidiano do país em que vivemos” e “rimos de coisas sérias; melhor – falamos de coisas sérias rindo”.

Após um estudo sobre a linguagem e de um mergulho na história e técnica das HQs, os alunos foram convidados a fazer suas próprias tirinhas. A aluna Bruna falou sobre as etapas de criação: “Começamos escrevendo uma história engraçada do cotidiano adolescente (real ou imaginária); então, socializamos o trabalho com a turma e formamos grupos a partir do seguinte critério: as pessoas que fizeram histórias parecidas ficariam juntas”. 

A produção de tirinhas dos sétimos anos teve como temática central fatos que unem todas as gerações no que se refere à vivência da adolescência: arrumar-se para a escola, esquecer o uniforme, soltar um pum publicamente, fazer travessuras.

Serviço

O quê: mostra “História em Quadrinho no CA”.

Quando: de 13 de março a 30 de abril, das 8h às 18 horas.

Onde: Espaço Estético do Colégio de Aplicação da UFSC, no bairro Trindade, em Florianópolis. 

Claudio Borelli / Revisor de Textos da Agecom / Diretoria-Geral de Comunicação / UFSC

Tags: Colégio de AplicaçãoExposição de tirinhasUFSC